segunda-feira, 31 de março de 2014

Definição dos regionais - finalíssimas

Bom dia a todos, definidas as semifinais dos campeonatos regionais nos principais Estados, além da primeira partida da final gaúcha, pelo que seguem meus comentários:

i) Em S. Paulo o Santos conseguiu se classificar no sufoco, vencendo de virada o Penapolense por 3x2, após estar perdendo por 2x1. Aranha e David Braz, que protagonizaram falha bizarra no lance que culminou no segundo gol do Penapolense, foram os destaques negativos. Thiago Ribeiro, Rildo e Yuri, os dois últimos que saíram do banco de reservas, foram os destaques positivos do Peixe, que ainda contou com feliz jornada do técnico Oswaldo de Oliveira, que alterou o rumo da partida com 2 substituições pontuais.

ii) Pelo Penapolense o destaque ficou por conta do atacante Douglas Tanque, atleta pertencente ao Corinthians, e do zagueiro Jaílton, bom no desarme. O treinador Narciso, ex-volante do Santos que venceu dura batalha contra a leucemia, também se destacou, pois, com elenco fraco, montou uma equipe compacta e competitiva, e que quase estragou a festa do Santos em plena Vila Belmiro.

iii) O Palmeiras, acometido pelo azar que lhe tirou Valdivia (entrou baqueado apenas do 2º tempo), Fernando Prass e Alan Kardec, três de seus principais atletas, foi eliminado pelo Ituano em pleno Pacaembu (única derrota do Palestra no Pacaembu em toda a competição), derrota por 1x0, gol de Marcelinho. O Palmeiras sofreu muito com a fragilidade do suplente Vinicius, muito limitado, além de Mendieta que, apesar de razoável, não tem a visão de jogo de Valdivia. Alan Kardec, craque atual do time, fez muita falta ao sair contundido, vítima de violenta falta do zagueiro Alemão. O Palmeiras, sem Valdivia e Kardec, é meramente comum, sendo que os demais atletas, se comparados ao time do Ituano, não gera muita diferença.

iv) O Ituano, com incrível campanha em 2014, teve como destaques o consistente miolo de zaga (Alemão e Salles), além do meias Esquerdinha e Marcelinho, esse último autor do gol da classificação. Obviamente que o Santos é favorito ao título, porém, acho o Ituano mais forte que o Penapolense, pelo que poderá surpreender. A final paulista terá duas partidas, a primeira em Itu e a segunda na Vila Belmiro. Esta circunstância favorece o Santos, dono de melhor elenco, o que geralmente prevalece quando a eliminatória prevê 2 duelos. No final da semana postarei meu palpite.

v) Louva-se a ascensão de times interioranos do futebol paulista, mormente Ituano, Penapolense, Bragantino e Botafogo de Ribeirão. A Ponte Preta, habitualmente presente nas eliminatórias, também cumpriu seu papel. O ponto negativo é a evidente fragilidade do trio-de-ferro, que deverá ser reforçado sob pena de correr risco no duradouro Campeonato Brasileiro.  

v) Por fim, quanto aos demais regionais, ao contrário de São Paulo, na final só teremos clássicos. Vasco x Flamengo no Rio, Galo x Cruzeiro em Minas e Inter x Grêmio no Sul, onde o Colorado venceu a primeira partida por 1x0, no mando do rival, pelo que deverá ficar com o Tetracampeonato (bela marca). No Paraná o Maringá eliminou o Coxa e fará a final contra o vencedor de Londrina x Furacão, com segunda partida prevista para o Estádio do Café. Torço pelo Vasco (pela reação, tendo em vista o malogro em 2013), e pelo Londrina, apesar de achar Flamengo e Furacão favoritos. Veremos o que ocorrerá.

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário