segunda-feira, 24 de março de 2014

Eliminatórias definidas no Paulistão e clássico espanhol

Bom dia amigos, finalizada a última rodada do Paulistão, foram definidos os jogos eliminatórios de quartas-de-final, com vários clubes interioranos, o que é muito salutar (aliás, a melhor notícia deste certame até agora). Com efeito, não há em nenhum outro Estado brasileiro tanta força do interior como há no Estado bandeirante. Vamos aos meus habituais itens:

i) Bom clássico ontem na Vila Belmiro, entre os 2 melhores times do campeonato até aqui, com vitória do Santos sobre o Palestra por 2x1, gols de Neto, Thiago Ribeiro e Alan Kardec. O Santos é o grande favorito pra mais uma conquista regional (será a sexta nos últimos 9 anos), contando mais uma vez com uma legião de jovens talentosos, como por exemplo, Gabriel e Geovânio. O que é que ocorre com o time da baixada pra revelar tantas joias hein? Será a maresia? Sei lá! Já o Palmeiras, que jogou muito bem o segundo tempo, conta com interessante quarteto ofensivo, composto por Valdivia, Bruno César (que ontem assustou a todos após dividida com o goleiro Aranha), Leandro e Alan Kardec, esse último o melhor centroavante brasileiro na atualidade, inteligente pra criar, e com bom poder de finalização. Na minha opinião, é injusta a ausência de chance à Kardec na seleção brasileira.

ii) São Paulo e Corinthians venceram seus jogos, respectivamente contra Botafogo e Sorocaba, em duas partidas sem graça e que mais nada valiam. O Tricolor, já classificado, mesmo com seu time reserva, mostrou muito mais disposição ontem do que na semana passada, quando fora derrotado pelo Ituano, em resultado que desfavoreceu o arquirrival Corinthians. O Timão venceu ontem por 3x0, gols de Romarinho, que na semana passada, quando precisava efetivamente marcar, passou em branco. O alvinegro paulistano terá 1 mês para colocar a casa em ordem, padronizar-se, e formar um time competitivo para as disputas da Copa do Brasil e do Brasileirão. Reforços são aguardados, principalmente pro ataque, atualmente o setor mais fraco do elenco.

iii) Seco pra mim nos confrontos de quartas-de-final (palpites percentuais):
Santos 70% x 30% Ponte Preta;
São Paulo 70% x 30% Penapolense;
Palmeiras 70% x 30% Bragantino;
Botafogo 55% x 45% Ituano (diferença justificada tão somente pelo fator casa - jogo em Ribeirão Preto)

iv) Não sou muito fã do Campeonato Espanhol, haja vista a fragilidade da maioria das equipes, com exceção de Barça, Real e Atlético (antigamente, Valência e La Coruna eram competitivos). Prefiro o inglês (atualmente o melhor do mundo) e o italiano, mesmo tendo caído de produção duns anos pra cá. Todavia, não há como negar a beleza e importância do clássico espanhol Barcelona x Real Madrid, tido por muitos como o maior da Terra, e que ontem, em mais um episódio, teve um duelo de arrepiar com vitória do clube catalão por 4x3, em grande jornada de Messi que anotou 3 tentos. Na partida foram marcadas 3 penalidades que, na minha opinião, não ocorreram. O resultado, além de bom para o Barça, também beneficiou o Atlético, que venceu o Betis e lidera o campeonato. Aliás, Barça e Atlético duelarão pelas quartas-de-final da Liga dos Campeões, em 2 jogos que prometem muita emoção e bom futebol.

Abraços a todos!

2 comentários:

  1. Olá, Ricardo!
    Sempre é bom encontrar blogs sobre futebol com uma visão sempre racional sobre o mesmo. Talvez o campeonato espanhol seja o mais sem graça da Europa. O que se salva ali é só o clássico e nada mais. www.euvistoacamisadogalo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Fábio, obrigado, seu elogio me envaidece. Sem dúvida, o que se salva no certame espanhol é o clássico mesmo, pois de resto é sem competitividade. Sorte ao Galo na busca pelo bi da América. Abraço!

    ResponderExcluir