sexta-feira, 14 de março de 2014

Grandes, médios e pequenos do Brasil

Bom dia a todos, recentemente andei pensando acerca da grandeza das equipes do futebol brasileiro, pelo que me indaguei: o que devemos considerar para mensurar o tamanho duma equipe? Número de torcedores, sócios, títulos ou permanência na séria A? Creio que todos estes fatores analisados conjuntamente nos leva a chegar a alguma conclusão, senão vejamos:

I) TIMES PEQUENOS: aqui podemos enquadrar a grande maioria dos times espalhados pelo país, do Oiapoque ao Chui, pois possuem poucos torcedores, praticamente nenhum título de primeiro escalão (Brasileirão, Copa do Brasil, Libertadores e Mundial), e vivem cotidiano distante da primeira divisão brasileira, de modo que, por tudo isso, são times pequenos. Os clubes interioranos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas e Rio Grande do Sul (4 principais centros boleiros do país), são todos pequenos. Inclusive Ponte Preta, Guarani, Paulista Jundiaí e Santo André que, a despeito de possuírem torcida considerável em suas cidades, e alguns títulos de expressão (Brasileirão de 78 pelo Bugre, e Copa do Brasil pelo Sto. André e pelo Paulista), não reúnem todas as condições supracitadas que definem um time grande.

Polêmica: A maior polêmica deste grupo ficaria com a qualificação da Portuguesa, clube antigo e tradicional da capital de São Paulo, de pouca torcida e parcos títulos, mas que já revelou inúmeros atletas para o futebol, além de ter guerreado por anos a fio contra o trio-de-ferro paulistano. Não ficarei em cima do muro e, inclusive pelos malogros recentes, cravo a Lusa como clube pequeno do Brasil.

II) TIMES MÉDIOS: aqui o rol é bem menor e, creio, taxativo: Goiás, Bahia, Vitória, Atlético/PR, Coritiba, Sport, Náutico, Sta. Cruz e Juventude, que, se ultimamente anda longe da Série A, já conquistou a Copa do Brasil em cima do Botafogo, além de possuir torcida considerável e fanática. O Santa Cruz, de rica história em Pernambuco, mas com recentes vexames, parece estar retomando sua grandeza, com sequenciais acessos, além de estar disputando a semifinal da Copa Nordeste (muito boa, por sinal) contra o arquirrival Sport, que como sabemos, conquistou a Copa do Brasil em 2009 contra o Corinthians, e também possui torcida grande e apaixonada.

Polêmica: muitos podem contestar o porquê que alguns destes times não são tidos como grandes, principalmente seus apaixonados torcedores. Porém, do rol supracitado, creio que o único que mais se aproxima do rótulo de Grande é o Furacão, campeão brasileiro em 2001, vice em 2004, vice-campeão da Libertadores em 2005, e vice-campeão da Copa do Brasil de 2013. o Atlético habitualmente faz boas campanhas na Série A, além de ter um belo estádio (sede da Copa), torcida apaixonada e estrutura maior que a de muitos Grandes do Brasil.

III) TIMES GRANDES: rol taxativo, sendo eles: Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo, Inter, Grêmio, Atlético;MG e Cruzeiro. São os times de maiores torcidas, contando com milhões de torcedores espalhados pelo Brasil (e não somente em seus respectivos Estados), detentores de títulos nacionais relevantes (a maioria deles também campeões da Libertadores e do Mundo), e invariavelmente participantes da Série A do Brasil. Também são os maiores reveladores do futebol brasileiro, mais antigos e tradicionais, e que mais atletas cederam à Seleção Brasileira em Copas do Mundo.  Há quem ainda os divida em 1º, 2º e 3º escalões (até pelo critério de divisão da grana oriunda da TV), porém, eu considero todos com a mesma grandeza, haja vista a história gloriosa que todos têm em comum.

Polêmica: creio que quase todos que acompanham o Mundo da Bola concordam com o rol dos Grandes, porém, é inegável que o Botafogo do Rio há anos convive com jejum de títulos importantes, sendo que na maioria das vezes sequer briga pelos canecos expressivos. O mesmo se dizia do Galo mineiro até o ano passado, quando o extenso jejum foi quebrado com a conquista heroica da Libertadores em cima do Olímpia do Paraguai. Mesmo com estas circunstâncias, jamais deixei de considerar Botafogo e Atlético como grandes times do país, valendo lembrar o inesquecível Fogão de Garrincha, Didi, Nilton Santos, Vavá e Zagalo, além do Galo Mineiro de 81, que contava com Reinaldo, Eder, Cerezo, dentre outros. Verdadeiros esquadrões.

Abraços a todos!  

6 comentários:

  1. 1) Clubes gigantes: Corinthians, Flamengo, Palmeiras e São Paulo.
    2) Clubes grandes(α): Vasco, Cruzeiro, Grêmio, Santos e Internacional.
    3) Clubes grandes(β): Fluminense, Atlético-MG e Botafogo.
    4) Clubes médios(α): Atlético-PR, Bahia, Sport, Coritiba e Vitória.
    5) Clubes médios(β): Santa Cruz, Goiás, Náutico, Ceará, Paysandu, Fortaleza, Figueirense, Ponte Preta, Guarani e Remo.

    - Critérios: tamanho de torcida (base de arrecadação de qualquer clube), história (títulos, tradição, representatividade), infra-estrutura e perspectiva futura (não adianta ter apenas um passado glorioso, há que se ter também uma projeção futura favorável).

    - Pré-requisitos: mais de 200 mil torcedores e mais de 15 paticipações na série-A do Campeonato Brasileiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clube gigante corinthians? esse deve ser doente... um time que ganhou o estadio do lula ! palmeiras gigante? um time que nao tem mundial... kkkkkk so rindo !o cara coloca no mesmo nivel de time grande o BOTAFOGO com INTERNACIONAL kkkkkkk botafogo é time mediano nao tem patrimonio nem publico e tu quer colocar com um time que ja teve o maior quadro de socios da america latina , maior patrimonio do sul do brasil , campeao do mundo da fifa , que tem estadio proprio e moderno, tem gigantinho, tem parque gigante bom só pode ser doença dizer que botafogo ta no mesmo patamar que cruzeiro , atletico mg , gremio , inter , kkkkkkkkk esse cara nunca saiu de SP ! certo !

      Excluir
    2. Como se o BotaFogo fosse grande coisa ao lado do Internacional esse cara nunca deve ter saído do Rio de Janeiro...

      Excluir
  2. Eu diria que o Athetico-PR e um médio-alto do futebol Brasileiro.

    ResponderExcluir
  3. O cara botou o Bahia bicampeão brasileiro no nível das galinhas de canabrava

    ResponderExcluir
  4. Para mim a lista está correta, só não gosto deste conceito de gigante, para mim só tem grandes, médios e pequenos, claro que existem grandes maiores, médios maiores e pequenos maiores, mas gigante não

    ResponderExcluir