segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Futebol paulista agoniza no Brasileirão/2013

Bom dia a todos, considerando-se o título deste texto, vamos aos meus habituais tópicos:

i) O que aconteceu com o Corinthians esse ano? Em 2011, o clube conquistou o quinto título nacional, contando com elenco bom e entrosado, sem estrelas de alto quilate e comprovando que o futebol invariavelmente se ganha com a coletividade do grupo, além de bom ambiente no dia a dia. O ano seguinte foi o mais glorioso da história, pois o Corinthians finalmente venceu a Taça Libertadores da América, invicto e de forma indiscutível, culminando com a brilhante campanha no Japão, com o título do mundial interclubes em cima do inglês Chelsea. Em ambas as conquistas internacionais, mais uma vez prevaleceu a força do conjunto, com destaque pra fortíssima marcação que o Timão praticava junto a saída de bola rival, e que quase sempre culminava com maior posse de bola pelo time de Pq. São Jorge.

ii) Iniciou 2013 e o Corinthians não demonstrou a mesma pegada de 2012, porém, mesmo assim, venceu o 27º título paulista, além da Recopa Sul-Americana com duas vitórias sobre o rival São Paulo. Na Libertadores, o Corinthians foi eliminado pelo Boca Jrs. nas oitavas de final, sem apresentar o bom futebol do ano passado, mas a eliminação teve como causa principal a atuação do juiz Amarilla, que prejudicou absurdamente a equipe paulista. Atualmente, o Corinthians agoniza no Campeonato Brasileiro, jogando muito mal, sem vencer há 1 mês, e tendo anotado apenas 1 gol neste mesmo período. Hoje, o atual campeão mundial está muito mais perto do rebaixamento, do que da vaga pra Libertadores da América, sendo certo que o Corinthians terá de alterar substancialmente seu atual futebol, pois, com exceção do Náutico (já rebaixado), os demais clubes da zona da degola estão vencendo mais que o Corinthians, além de estarem atuando com mais qualidade.

iii) O Corinthians sofre com ausência de peças importantes (principalmente Guilherme e Renato Augusto), mas o principal problema está na falta de criatividade do meio-campo, pois Douglas, Danilo, Romarinho e Ibson são incapazes de criar jogadas perigosas. O ataque, mal abastecido, desperdiça as poucas chances criadas de gol, sendo que Sheik, Guerrero e Pato estão muito abaixo de atletas rivais (e menos expressivos) como Walter, Willian Cebolinha, Gilberto, Ederson, e até mesmo os pernetas Willian Batoré e Fernandão do Bahia. A zaga, único ponto destacável da equipe,parece que se contagiou com a doença que acomete os demais setores, e ultimamente também tem falhado. Tite, responsável direto pela fase mais áurea do clube, atualmente encontra-se perdido e sem inspiração, pois o Corinthians não demonstra nenhuma inovação tática, tampouco jogadas ensaiadas, sendo que a única medida habitualmente utilizada é a excessiva troca de atletas, jogo a jogo, o que gera insegurança no grupo e não resolve a inapetência dentro do campo.

iv) São Paulo e Santos, apesar de estarem um pouco melhor que o rival campeão do mundo, também vivem momentos de incerteza e inconstância, perdendo mais do que vencendo, e com muitas falhas que precisam ser consertadas. No São Paulo, ainda fortemente ameaçado pelo rebaixamento, findou-se a euforia causada pela contratação de Muricy, sendo que o time voltou ao normal neste campeonato, ou seja, maus resultados e futebol meramente razoável. Ontem, o time não foi tão mal, mas desperdiça quase todas as chances que cria, sendo que Luis Fabiano não é nem sombra do atacante letal de outrora.

v) Por fim, o Santos, que inclusive está sendo bem treinado por Claudinei Oliveira, ainda sofre com a fragilidade do elenco, pois após a saída de Neymar (afora a anterior saída de Ganso, Rafael, Elano, Adriano, Danilo, etc...), o clube pouco se reforçou, sem contar que Renato Abreu não serve pra vestir a camisa peixeira. Montillo, Thiago Ribeiro e Cícero são bons atletas, e deverão ser mantidos ano que vem. Se o Santos não conta com o título, e dificilmente conquistará vaga na Libertadores, ao menos é o clube grande paulista que menos risco corre de ser rebaixado.

OBS FINAL: Atualmente, Cristiano Ronaldo é disparado o melhor jogador do planeta. Ribéry, recentemente eleito o melhor jogador do mundo, não chega aos pés do português. Messi, ao contrário de Ronaldo, não se destaca muito pela seleção do seu país, a despeito de possuir colegas mais habilidosos ao seu lado do que o português.

Abraços a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário