segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Resumo do primeiro turno do Brasileirão/2013

Bom dia amigos, ontem encerrou-se o primeiro turno do Brasileirão/2013 (faltam ainda alguns jogos atrasados), sendo que seguem minhas considerações, inseridas nos habituais tópicos que costumo fazer:

i) A "Armada Paulista", desfalcada do Palmeiras que atua na série B, ficou bem abaixo das expectativas, principalmente o Corinthians, atual campeão mundial, que alternou boas apresentações com jogos muito ruins, como ocorreu ontem contra o Náutico (lanterna da competição) no empate de 0x0 em pleno Pacaembu. Mesmo assim, o Corinthians finalizou o turno na 5ª colocação, perto da zona da Libertadores e sendo o melhor time paulista da competição. Apesar da distância de 10 pontos na tabela em relação ao líder Cruzeiro, creio que a maior dificuldade do Corinthians na busca do título é o próprio futebol apresentado, inconstante, modorrento e sem brilho, ou seja, nem sombra do que o futebol apresentado no glorioso ano de 2012.

ii) O Santos, pelo elenco que possui, encontra-se atualmente dentro do que se esperava (9ª colocação), reunindo ainda condições de melhorar, pois terá o time mais entrosado neste segundo turno, destacando-se a boa técnica de jogadores como Arouca, Montillo, Thiago Ribeiro e Cícero. Apesar de ainda ser possível a conquista da vaga  na Libertadores, na minha opinião o Peixe conquistará no máximo a vaga na Sul-Americana. Já o São Paulo agoniza na zona do rebaixamento desde a nona rodada, apresentando futebol muito ruim e sem muitas perspectivas de melhora. Pessoalmente, jamais vi o São Paulo tão ameaçado num Brasileirão como neste ano, sendo que a campanha da equipe para evitar o descenso terá de ser igualmente a de um campeão, circunstância totalmente diversa da atual. Ganso, Luis Fabiano, Jadson e Oswaldo estão péssimos, enquanto Rogério Ceni, ídolo maior do clube, apesar de manter o bom nível debaixo das traves, erra sequenciais cobranças de pênaltis, o que evidencia o nervosismo do atleta e da equipe.

iii) Na minha opinião, Náutico e Ponte Preta cairão pra série B. O Náutico é de longe a equipe mais frágil, e a Ponte se perdeu após a saída de Guto Ferreira (foi treinar a Portuguesa). Não acredito que Cruzeiro e Botafogo repetirão a campanha do primeiro turno, perdendo vantagem em relação a alguns rivais, destacando-se Grêmio, Internacional e Corinthians. O título, creio, ficará entre estas 5 equipes, pois o Atlético/PR, atual 4º colocado, não tem força suficiente para acompanhá-los até o final. Destes 5 favoritos o melhor elenco é o do Corinthians que, no entanto, não vem jogando bem, além do que, o time de Pq. São Jorge terá de jogar 2 partidas com punição imposta pelo Tribunal Desportivo, uma delas justamente contra o líder Cruzeiro, o que certamente prejudicará os anseios do clube paulistano.

iv) Paralelo ao 2º turno do Brasileirão, teremos as quartas de final da Copa do Brasil que apresentará bons duelos eliminatórios, envolvendo equipes que estão na dianteira do Brasileirão, circunstância que fará com que parte destas equipes, eventualmente, foquem prioridade na competição eliminatória. Ponto pro Cruzeiro, já eliminado da Copa do Brasil, e que focará suas forças tão somente no sonho do bicampeonato brasileiro, uma bela conquista, principalmente no ano em que o Galo, seu arquirrival, conquistou de forma inédita a Libertadores da América.

Abraços a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário