quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Análise: Corinthians 0x0 Grêmio e demais observações

Bom dia a todos, ontem, no Pacaembu, sobrou luta e disposição pra Corinthians e Grêmio, porém, faltou técnica dos jogadores, pouco inspirados, como ultimamente tem ocorrido nos dois times. Vamos aos tópicos:

i) O melhor jogador do Corinthians foi Cássio, com boas defesas, sempre atento, mostrando que vem se recuperando do ano instável até então. Além dele, Paulo André, Douglas e Ralf foram bem, tendo sido incompreensível a substituição de Tite que, na metade da segunda etapa, trocou Douglas por Romarinho, prejudicando a ofensividade do futebol alvinegro.

ii) Do lado gremista, gostei das atuações de Rodolpho, Alex Telles e Souza, que anularam bem o poderio ofensivo corintiano que, convenhamos, ultimamente não anda lá essas coisas. Achei que Renato Gaúcho errou de entrar com 3 atacantes à frente de 3 volantes, pois o Grêmio, sem meia armador, não conseguiu fazer a transição do meio pra frente. Não entendo, sinceramente, a opção de deixar o veterano craque Zé Roberto no banco, ainda mais pra colocar o ineficiente chileno Vargas, que até hoje não justificou o investimento que o clube fez para contratá-lo (igualmente ao que ocorre com o Alexandre Pato no Corinthians).

iii) É incrível o fraco aproveitamento ofensivo corintiano, considerando-se que o time é o atual campeão mundial, paulista e da Recopa. Emerson Sheik, apesar da luta habitual (cumulada com exageros em alguns lances que podem levá-lo a expulsão), não oferece risco ofensivo, a exemplo do que ocorre com Alexandre Pato, que, pelo visto, é melhor em ser celebridade do que jogador de futebol (inexplicavelmente, Pato volta a ser convocado pra seleção brasileira....meu Deus!!!). Guerrero é o menos ruim atualmente, com suas boas jogadas de pivô, mas também com fraca objetividade, principalmente se considerarmos seu poder de decisão apresentado ano passado.

iv) Danilo esqueceu de jogar bola, após comandar o Corinthians no título da Recopa, estando atualmente previsível em suas jogadas, e sem inspiração para fugir da marcação alheia. Romarinho também não tem rendido o esperado, principalmente se tomarmos com base seu bom primeiro semestre. Com a contusão de Guilherme, o ídolo Paulinho faz cada vez mais falta no meio-campo do Timão, pois Ibson e Maldonado não jogam nada, chegando ao ponto de prejudicar o rendimento da equipe quanto atuam (e olha que já foram jogadores bem funcionais). Espera-se que com a contratação de Diego Macedo (junto ao Bragantino), Edmílson seja deslocado para volante, e renda melhor por ali, podendo nestas alterações residir uma solução pra equipe.

OBS FINAIS:

i) Botafogo e Flamengo empataram em 1x1 a primeira partida das quartas da Copa do Brasil, deixando tudo aberto e igual pro jogo da volta (como estes duelos serão jogados no Maracanã, não conta a regra de valorização do gol fora). Esperava mais do Botafogo nesta partida que, ao que parece, continuará tremendo pra camisa rubro-negra, mesmo contando com time muito melhor;

ii) A despeito do resultado ruim ontem na Vila Belmiro (1x1 contra o Náutico), se fosse o Santos, não demitiria o promissor treinador Claudinei Oliveira, iniciando com ele o ano de 2014. O mesmo faria com Gilson Kleina, caso presidisse o Palmeiras.

Abraços    

Nenhum comentário:

Postar um comentário