quarta-feira, 31 de julho de 2013

10ª Rodada do Brasileirão

Bom dia a todos, seguem meus habituais tópicos com pitacos acerca da 10ª rodada do Nacional/2013:

i) Corinthians x Grêmio duelam hoje no Pacaembu que, ao menos pelos times no papel, promete receber um grande clássico nacional. Ambas as equipes precisam da vitória, porém, o clube paulistano é o mais necessitado, haja vista não conseguir se afastar da zona da degola, a despeito do grande elenco (o melhor do país) e das recentes conquistas internacionais. Por jogar em casa, a obrigação maior da vitória é do Corinthians, que inclusive jogará quase completo, desfalcado apenas do lateral Fábio Santos, que será substituído pelo jovem Igor. Do lado do Grêmio, cujo treinador é o ídolo Renato Gaúcho, a confiança fica no ótimo quarteto ofensivo da equipe composto por Elano, Zé Roberto, Vargas e Barcos, que poderá fazer estragos na defesa alvinegra. Meu palpite é a vitória magra do Corinthians, por 1x0 ou 2x1.

ii) Outros 2 bons jogos da rodada de hoje são Flu x Cruzeiro no Maracanã, e Galo x Atlético/Pr no Independência, comprovando que o atual campeão da América realmente adotou o estádio do América/Mg como casa, ao invés do Mineirão. O Galo, que na minha opinião possui o melhor elenco do país juntamente com o Corinthians, jogará completo e deverá vencer o rival paranaense, creio, por 3x1. No Maracanã, onde o Flu estreará o novo técnico Vanderlei Luxemburgo (que na apresentação nas Laranjeiras falou mais do Flamengo do que do próprio tricolor), aposto em empate por 1x1, pois o Cruzeiro encontra-se azeitado e em boa fase, cujo trabalho do treinador Marcelo Oliveira encontra-se mais sedimentado.

iii) Abro este terceiro item com minhas considerações até aqui do Brasileirão. Como já disse, na minha opinião, na teoria, os 2 melhores elencos são do Corinthians e do Galo (atuais campeões do Mundo e da América, respectivamente), contudo, o time paulista não pratica bom futebol neste certame, e o mineiro iniciará agora a disputa pra valer, transcorrida a Taça Libertadores. O Corinthians ainda poderá lutar pelo título se começar agora sua reação, enquanto o Galo, creio, não brigará pela taça, pois na reta final terá de priorizar a viagem pro Marrocos, onde disputará o Mundial de Clubes. Afora estes 2 elencos, outro de destaque é o do Inter, porém, o Colorado ainda conta com muitos jogadores pruma mesma posição, sendo que em algumas, como na zaga, o elenco ainda é capenga. O Inter é atualmente o vice-lider da competição, sendo que dos times que se encontram atualmente na dianteira, creio, é o único que se manterá na luta pelo título até dezembro;

iv) Cruzeiro, Coritiba, Botafogo e Grêmio, todos com boa pontuação até agora, creio, lutarão por vaga na Libertadores, com ligeiro favoritismo pro tricolor gaúcho (nesse grupo que acabo de citar) que possui bom time, mas não reúne reservas a altura dos titulares; O melhor jogador do campeonato é o meia Alex do Coxa, que certamente poderia atuar pela seleção, apesar de idade. Incrível como Alex é craque, e avesso à pirotecnia e badalação, características que fazem este blogueiro admirar ainda mais o atleta, certamente um exemplo a ser seguido por quem está começando. Alex, a exemplo de Seedorf (outro veterano craque e de boa conduta), joga muita bola, reunindo ótimo domínio de bola, visão de jogo e arremate preciso, qualidades cada vez mais raras nos boleiros de hoje em dia.

Por hoje é só. Abraços a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário