quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Corinthians 2 x 0 Grêmio

Bom dia a todos, seguem tópicos analisando a vitória do Timão sobre o Tricolor Imortal ontem no Pacaembu, em jogo que contou com quase 30.000 espectadores, ou seja, pra variar, a torcida do Corinthians marcou presença robusta no estádio, o que é muito bacana:

i) boa vitória do Corinthians que, entretanto, ainda expõe alguns defeitos que precisam ser melhorados, como uma melhor regularidade do goleiro Cássio, que anda dando muitos sustos ultimamente, e a falta de criatividade na parte ofensiva do meio campo, haja vista que o time mantém a posse de bola, porém, cria poucas jogadas;

ii) Cássio está saindo muito mal do gol, além de se atrapalhar com chutes de longa distância que pegam efeito, defeitos estes que precisam ser melhorados, pois o Campeonato Brasileiro exige regularidade para se premiar o campeão. É diferente das Copas, onde um goleiro, mesmo em fase irregular, pode brilhar no jogo decisivo e esconder suas deficiências. Quanto ao problema na armação, creio, este é mais grave, pois o Corinthians, apesar de possuir bons atletas de meio campo, com exceção do preguiçoso Douglas, não reúne atletas típicos de armação, como Alex e Ganso, por exemplo. Danilo e Romarinho são ótimos taticamente, pois ajudam no ataque e na defesa, mas não têm como forte a visão apurada de jogo. Talvez, Renato Augusto se encaixe neste perfil, mas tem de atuar por mais tempo.

iii) Gil é o melhor zagueiro atuante no Brasil na atualidade, sendo incrível sua calma quando marca homem a homem, jamais dando o bote precocemente, mas sim, no tempo certo. Pelo alto ele também se destaca, e na cobertura dos laterais ele não falha. Emerson Sheik jogou muito bem, pois, além de fazer o gol, ajudou demais na marcação, principalmente no segundo tempo, onde foi comum vê-lo voltar ao setor defensivo, sempre acompanhado com competência os avanços do lateral esquerdo gremista. Particularmente, achei que o Corinthians acertou na renovação do seu contrato, pois o Sheik, além de ser um dos 10 maiores jogadores da história do clube, é um "idoso" com bom fôlego, voluntarioso e sempre perigoso ofensivamente, sendo certo que ainda ajudará o Corinthians nos campeonatos que disputar.

iv) Outro destaque do Timão é o volante Ralf, cada vez melhor com a bola no pé (obviamente que jamais poderemos esperar dele lançamentos a la Gerson), e simplesmente um monstro nos desarmes, frise-se, sem cometer muitas faltas. Guilherme também tem atuado bem, fazendo o seu papel na marcação e auxiliando no ataque com bons passes, precisando apenas aprimorar seus arremates de média e longa distância;

v) Pelo lado gremista, o destaque foi o gladiador Kleber que, como sempre, lutou demais e deu trabalho aos defensores alvinegros. Barcos não é nem sombra do goleador que foi no Palmeiras, sendo que ao que parece, malogrou o pensamento dele de que, no Grêmio, teria mais visibilidade para ser convocado pra seleção argentina. Aliás, considerando-se os atacantes que a Argentina tem a disposição, na minha opinião, Barcos não seria convocado de jeito nenhum. Zé Roberto se contundiu no início da partida, prejudicando o jogo gremista, pois ele é o melhor atleta da equipe, além de melhorar o futebol do parceiro Elano, quando atua.

Por hoje é só amigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário