segunda-feira, 1 de abril de 2013

O Majestoso e mais um show do Galo Mineiro

Bom dia amigos, seguem minhas considerações sobre o Majestoso (clássico entre Corinthians x São Paulo) ontem no Morumbi:

i) O São Paulo dominou o primeiro tempo, ocasião em que podia ter matado o jogo, pelo menos em 2 lances pós primeiro gol, um deles onde o Jadson cruzou pra área quando deveria chutar (de frente com o Cássio), e no lance em que o mesmo meia lançou perfeita bola para o Oswaldo, que, de primeira, desperdiçou chance clara de gol. No segundo tempo, o São Paulo não se sobressaiu sobre o rival, demonstrando um pouco de cansaço, sendo que o jogo ficou equilibrado. Os destaques do São Paulo foram justamente seus 2 meias, Jadson e Ganso, que devem atuar juntos sempre, pois aumentam o poder de fogo  do time, além de ajudarem na marcação de forma satisfatória. Por fim, não tenho dúvidas de que o São Paulo se classifica pras oitavas de final da Taça Libertadores, caso repita a atuação do jogo de ontem, mormente a da primeira etapa.

ii) O Corinthians foi dominado pelo rival na primeira etapa, tendo equilibrado a partida no tempo final, com destaques para Gil (ótimo zagueiro e boa opção até pra seleção brasileira), Danilo (é lerdo pra jogar, mas rápido de raciocínio - o inverso é que não funciona, a exemplo do folclórico Mirandinha) e Pato, este último autor do gol da vitória do alvinegro campeão mundial. O Corinthians perdeu o duelo de meio campo ontem, na minha opinião, pela insistência do Tite em colocar o Romarinho como armador (ou falso armador, sei lá). Romarinho não rende nada nesta posição, apenas se restringe a uma função tática capenga, sendo que o Corinthians deixa de tê-lo em seu forte, ou seja, no ataque. Ralf jogou bem na marcação (como sempre), mas Paulinho não foi bem em suas habituais descidas ofensivas, prejudicando a boa fluência do jogo corintiano. Quarta-feira o Corinthians jogará contra o Millonarios em Bogotá, pela Libertadores, sendo que um empate não será mau resultado.

iii) Lances polêmicos do Majestoso: seco pra mim: foi pênalti do Ceni no Pato, e não foi falta no Alessandro, no lance que originou o primeiro gol tricolor. No lance do pênalti  não há que se falar em intenção do goleiro, pois não foi lance envolvendo bola na mão. Acho que o Ceni não tinha a intenção de cometer a penalidade, mas chutou o pé do Pato, derrubando-o, e evitando que o corintiano tentasse alcançar a bola pra fazer o gol, portanto, falta clara. Justamente por entender que o Ceni não teve clara intenção de cometer a penalidade, creio, foi correto o cartão amarelo, ao invés da expulsão do goleiro.

iv) O Galo Mineiro bateu o Tupi pelo campeonato mineiro, em mais um show de bola do seu ataque rápido e envolvente, destacando-se Ronaldinho e Jô. Afora a fragilidade do rival, o Galo joga hoje o futebol mais bonito do Brasil. Ronaldinho, na minha opinião, possui a mesma capacidade de decisão dos tempos de Barcelona, com incríveis assistências e agilidade, além de bom vigor físico, pois ajuda até na marcação. Bernard se contundiu e desfalcará o time pelo menos por 1 semana, não devendo se ausentar das oitavas da Liberta, pois o Galo já se classificou de forma antecipada. Josué foi contratado, unindo-se aos bons volantes Pierre e L Donizete, ou seja, o Galo reforça bem o seu elenco, onde também se destaca o zagueiro Rever,outra boa opção para a seleção canarinho.

Abraços a todos!

2 comentários:

  1. Concordo com vc Mestre nos dois lances polêmicos. Apenas revendo o lance da falta no pato, em câmera lenta, acabaria por deixar o jogo rolar...mas qualquer decisão seria acertada e polêmica. Valeu a máxima de "quem não faz toma"...e Zidanilo na seleção como forma de reconhecimento. Ninguém comentou, acho, mas o golação dele foi de direita e o meia é destro.

    ResponderExcluir
  2. é Thiago...e o bicho vai pegar mesmo na Recopa....ai eu quero ver quem terá mais lenha pra queimar....abraço!

    ResponderExcluir