terça-feira, 9 de abril de 2013

A nova camisa do Timão e o título brasileiro de 1990

Bom dia amigos, ontem o Corinthians apresentou seus novos uniformes para o ano de 2013, cuja primeira camisa, principalmente, homenageia o primeiro título brasileiro do Corinthians, conquistado em 1990. Outra boa notícia, foi o retorno do segundo uniforme mais tradicional do clube, com as listras brancas estampadas no fundo preto, o qual, na opinião do blogueiro, é a camisa mais bonita do futebol brasileiro.

Sobre o título brasileiro de 90, onde o autor do gol final, Tupãzinho, foi justamente homenageado pela diretoria corintiana, a conquista foi duríssima, pois o Corinthians não tinha nem de longe a equipe mais forte da competição. Na bacia das almas, após vencer o Galo por 3x1 em Minas, e perder para o Colorado por 3x0 em pleno Pacaembu, o Timão se classificou em oitavo lugar para o mata-mata, tendo como primeiro adversário justamente o Galo mineiro que, na época, terminou na liderança a fase inicial do Brasileirão/90.

O Corinthians venceu o Galo em casa por 2x1 de virada, com 2 gols de Neto, tendo depois empatado por 0x0 no Mineirão. Nas semifinais, o Corinthians passou pelo Bahia com a mesma combinação de resultados que eliminou o Galo. Na final, em dois Majestosos, o Corinthians bateu o São Paulo nas duas partidas por 1x0, conquistando de forma heroica seu primeiro título nacional (hoje já são 5 conquistas).

Daquele time treinado por Nelsinho Baptista (que antes conseguiria a façanha de levar o Novorizontino à final do Paulistão/90, vencida pelo Bragantino na chamada "final caipira"), o grande destaque do time era o meia esquerda Neto, ótimo jogador, e um dos maiores ídolos da história do clube. Neto chegou ao Corinthians após se desentender com o técnico Leão, então no Palmeiras, que aceitou trocá-lo pelo medíocre Ribamar, numa das maiores bobagens feitas pelo Palmeiras ao longo da sua história.

Pode-se dizer, tranquilamente, que Neto foi 80% responsável pela conquista do Nacional/90, contudo, há de se destacar outros atletas importantes na conquista, sendo eles: Tupãzinho (autor do gol do título), Fabinho, Mauro ("Van Basten", hoje olheiro de sucesso no clube), Ronaldo, Marcelo e Márcio.

De todos os 5 títulos nacionais conquistados pelo Corinthians,o de 90 foi sem dúvida o que teve elenco mais limitado, porém, até por este motivo, foi sem dúvida o mais prazeroso e comemorado.

Abraços a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário