segunda-feira, 2 de junho de 2014

Resumão do Brasileirão no pré-Copa

Bom dia a todos, finalizadas as primeiras nove rodadas do Brasileirão, período pré Copa, seguem minhas considerações do que ocorreu até aqui:

i) A exemplo do ano passado, o Cruzeiro é o melhor time da competição até agora, líder com 19 pontos, e demonstrando boa superação acerca do malogro na Libertadores, onde fora eliminado pelo San Lorenzo. O Cruzeiro melhorou com a saída de Julio Baptista, que, improvisado no ataque, não dava conta dos gols que a equipe precisava. Borges, Dagoberto e Marcelo Moreno, este último voltando a atuar bem, são mais adequados para comandar a ofensividade do time celeste. Ricardo Goulart e Everthon Ribeiro são valiosos na armação, sendo que o Cruzeiro ainda poderá ter o reforço do zagueiro Manoel, afastado pelo Furacão, jogador que me agrada.

ii) Corinthians e São Paulo, os dois melhores times paulistas, seguem inconstantes e com problemas a serem resolvidos, pelo que o recesso da Copa poderá ser salutar para arrumar as casas. No São Paulo, que venceu o Galo em duelo importante por 2x1 no Morumbi (ambas as equipes lutarão na parte de cima da tabela), Oswaldo e Luis Fabiano têm demonstrado muita disposição, contrastando, porém, com Pato e Ganso, que não conseguem repetir atuações convincentes, principalmente o atacante, longe de despertar do seu longo sono boleiro que  perdura há anos. A entrevista de Pato no pós jogo foi lacônica e apócrifa, igualmente aos tempos de Corinthians, sendo que cada vez mais duvido da recuperação do atleta, outrora muito promissor.

iii) O Corinthians mais uma vez não conseguiu vencer em sua Arena, bobeando brutalmente ao ceder empate ao Botafogo aos 41 minutos do segundo tempo, após perder inúmeras chances de ampliar o placar. Romarinho, que jogou bem contra o Sport e mais ou menos contra o Cruzeiro, ontem foi mal, repetindo o ciclo instável que pauta seu futebol há um bom tempo. Cleber, que iniciou bem o campeonato e fez bom Paulistão, ultimamente anda sofrível, nervoso e estabanado, prejudicando a regularidade de seu parceiro de zaga, Gil, que na minha opinião deveria estar na Copa do Mundo. Fala-se que o promissor atacante paraguaio Angel Romero (Cerro Porteno) pode ser contratado, o que acho boa aposta, pois no Brasil o mercado não oferece opções com bom custo-benefício. Lodeiro e Elias são reforços certos para o pós-Copa, e que certamente melhorarão a equipe que busca o sexto caneco nacional.

iv) O Palmeiras foi bravo ontem contra o Grêmio em Caixas, atuando melhor na segunda etapa, e tendo um gol mal anulado pela arbitragem, anotado por Diogo, o melhor palestrino atualmente. Não sei quem o Palmeiras procura no mercado para se reforçar, mas sei que o elenco precisa urgentemente de novas peças, no mínimo um pra cada setor, além de tentar manter Wesley e Valdivia, dois dos poucos que são acima da média no elenco alviverde. Já o Santos, que ontem venceu sua segunda partida consecutiva no certame, perdeu Cícero para o Fluminense, mas deu tiro certo ao recontratar Renato junto ao Botafogo, atleta experiente e bom de bola, e que comporá boa dupla de volantes ao lado de Arouca. O Peixe também precisa de reforços, principalmente no meio campo, pois sem Montillo e agora Cícero, o time encontra-se capenga na armação de jogadas.

Enfim, outro certame iniciará após a Copa do Mundo, mas devemos considerar desde já as pontuações conquistadas pelos quatro primeiros colocados, pois, em sistema de pontos corridos, toda vitória vale ouro.

Abraços!

2 comentários:

  1. Grande Mestre, sobre o meu tricolor, teve muita sorte, além de conseguir uma vitória com frango no último minuto (e um impedimento mal marcado ao galo) os demais jogos deram empate, mas acho que o São Paulo não se sustentará no G4 até o final se não melhorar o sistema defensivo...e o São Paulo foi tricampeão perdendo as libertadores do mesmo ano, igual o Cruzeiro está fazendo. abcs

    ResponderExcluir
  2. Vai Corinthians!!! Time mto soneca depois que sai na frente e muito nervoso qdo está atrás..assim será complicado....PFAF

    ResponderExcluir