sexta-feira, 6 de junho de 2014

Pitacos sobre as seleções no pré-Copa

Bom dia a todos, hoje o Brasil duela contra a Sérvia em amistoso a ser realizado na capital paulista, jogo bem mais duro do que o último amistoso disputado contra a fraquíssima seleção do Panamá. Aliás, de 2010 pra cá, achei que a seleção fez poucos jogos contra seleções consideráveis, o que considero uma falha terrível, pois, além de não trinar o time o suficiente, haja vista a ausência nas eliminatórias, certamente privilegiou-se interesses financeiros de quem detém os direitos acerca da seleção. Atualmente, fazer amistosos mais difíceis não é recomendável, face o risco de lesões que podem acometer nossos atletas.

O Brasil, que como eu já disse antes, tem o melhor elenco dentre os participantes (titulares + reservas), tem o privilégio de realizar coletivos com dois bons times, sem que haja lances duros, evitando assim a "zica" que anda a solta nesta Copa, e que hoje, conforme noticiado, vitimou mais um craque: Frank Ribery, atual 3º melhor atleta do mundo, foi cortado da seleção francesa. Triste notícia.

Fala-se muito hoje em dia numa "neymardependência" acerca do Brasil, com o que concordo em parte, pois, caso o craque se contunda (bato agora 3 vezes na madeira), obviamente que perderemos considerável poder de fogo para o torneio. O ex-santista é, indubitavelmente, o melhor jogador da seleção. Todavia, esta circunstância não é exclusividade nossa, pois Argentina, Portugal, Espanha e Holanda, na minha opinião, possuem o mesmo grau de dependência de Messi, Ronaldo, Iniesta e Robben, respectivamente. O mesmo pode-se dizer da França que, sem Ribery, fica bem mais enfraquecida. O Brasil, afora Neymar, tem vários bons atletas, com bom poder de decisão, capazes de suprir uma eventual falta do craque, o que espero e acredito que não ocorrerá.

Continuo dividindo o favoritismo na Copa em escalões. No primeiro, encontram-se Brasil, Argentina, Espanha e Alemanha. No segundo, indico Holanda, Itália, Uruguai e França. Não creio que o campeão não se enquadre dentre estas equipes.

Quanto aos amistosos, no que tange o Brasil, o que se evidencia é que Willian é o mais cotado para ganhar uma vaga no time titular, provavelmente no posto de Oscar. Eu gosto de ambos, porém, é inegável a melhor fase do ex-corintiano. A Itália, sem vencer há 7 partidas, repete o hábito de iniciar a Copa desacreditada, podendo subir de produção durante a competição, valendo frisar que a Azzurra é tradicional e merece respeito, devendo dar muito trabalho aos seus  rivais. A Inglaterra me parece capenga demais, dependendo muito do talento de Rooney, o que poderá não ser suficiente sequer para passar para as oitavas, pois a equipe caiu no mesmo grupo de Itália e Uruguai, na minha opinião, melhores que o English Team. Quem me surpreende é o Chile, comandado pelo barcelonista Alexis Sanchez, em boa fase, e que ainda terá a companhia de Valdivia, Vargas e Vidal.

Abraços a todos!    

Nenhum comentário:

Postar um comentário