terça-feira, 17 de junho de 2014

A primeira rodada da Copa e palpite pro jogo do Brasil x México

Bom dia, hoje termina a primeira rodada da fase inicial da Copa do Mundo, com dois jogos do Grupo H, sendo eles: Bélgica 70% x 30% Argélia; Rússia 80% x 20% Coréia do Sul (palpites percentuais). Neste grupo, creio que os europeus passarão para as oitavas facilmente, haja vista a fragilidade dos rivais, valendo frisar a esperança da torcida  belga em seus jovens talentos (Courtois, Hazard, Lukaku e Fellaini), tidos como uma geração dourada. A Rússia, treinada pelo experiente técnico italiano Fábio Capello, aposta no jovem atacante Kokorin, porém, não creio que a equipe irá longe neste Mundial.

Nesta primeira rodada, as melhores seleções foram Holanda, Alemanha e Colômbia, que venceram bem suas partidas, demonstrando talento e desenvoltura, principalmente os europeus, que certamente se habilitam como favoritos para levantar o caneco. A goleada holandesa na última sexta-feira foi surpreendente e arrebatadora, evidenciando um sistema de jogo inovador (3 zagueiros que sobem a marcação congestionando o meio campo e dificultando a criação do rival) e um fortíssimo contra-ataque, liderado pela dupla Robben e Van Pierse, uma das melhores do planeta. Já a Alemanha, que ontem goleou Portugal por 4x0, demonstrou excelente jogo coletivo, donde se destacam bons valores individuais como Ozil, Muller, Gotze e Lahm. Incrível como a Alemanha tem seu jogo muito semelhante ao do Bayern, a exemplo do que ocorreu com a Espanha de 2010, e o Barcelona daquela época.

A Argentina, a exemplo do Brasil, jogou razoavelmente em sua estréia, e também venceu aplicando 2x1 na Bósnia, estreante em Mundiais. Achei inusitada a tentativa de marcação do zagueiro bósnio no lance do segundo que, ao vislumbrar Messi partindo pra cima, tentou um golpe rasteiro estilo capoeira para tentar tirar a bola, porém, acabou por vitimar seu próprio companheiro, numa cena que me fez rir por quase 15 minutos! A Argentina melhorará ao longo do torneio, e certamente passará para as oitavas, pois seu grupo é fraco.

Finalmente, hoje o Brasil jogará sua segunda partida, contra o México em Fortaleza, pelo que lhe outorgo 65% de favoritismo, haja vista a inegável superioridade técnica brazuca. O México, eterno fantasma brasileiro, não deve criar maiores problemas hoje. A dúvida de Felipão reside em quem substituirá Hulk, provavelmente ausente por lesão, pelo que, na minha opinião, o escalado tem de ser Ramirez, ótimo na marcação e bom no apoio ofensivo, a despeito de não ser um jogador de arremates. Vale dizer que Hulk, atacante de ofício, auxilia muito na marcação, sendo que a entrada de Ramirez não deixará a seleção capenga neste quesito.

Abraços!
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário