quarta-feira, 11 de junho de 2014

Palpites e pitacos sobre a Copa

Boa tarde, sem delongas, vamos aos tópicos:

i) Brasil 65% x 35% amanhã na Arena Corinthians, sendo este o meu palpite percentual. O Brasil é melhor tecnicamente, tem mais tradição e joga em casa, portanto, mesmo com os buracos na zaga deixados pelos constantes avanços de nossos laterais (ambos com ímpeto ofensivo), creio que a seleção iniciará a competição com vitória. A Croácia, que será liderada pelo ótimo meio-campista Modric (Real Madrid), sentirá falta do seu homem-gol Mandzukic, suspenso desta primeira partida. Na primeira fase, mesmo não atuando em sua plenitude, creio que o Brasil se classificará com facilidade, pois os rivais são fracos e sem tradição. O problema estará nas oitavas, onde o cruzamento será complicado, seja contra Chile, Holanda ou Espanha, ocasião em que o Brasil terá de jogar bem para avançar no torneio.

ii) Meus demais palpites percentuais, restringidos às partidas de maior relevância nesta primeira rodada: Espanha 55% x 45% Holanda (equilíbrio grande, haja vista que repetem justamente a última final de Copa do Mundo); Inglaterra 40% x 60% Itália (não acredito nos ingleses que, diga-se de passagem, também não estão confiantes na própria seleção); Alemanha 55% x 45% Portugal (duelo muito equilibrado, pois, se a Alemanha tem melhor conjunto, Portugal tem Cristiano Ronaldo e certamente o apoio da torcida brasileira);

iii) Puro palpite, repito meus classificados pras oitavas que já havia adiantado na postagem de 06/12/2013 aqui neste blog: Brasil e Croácia; Espanha e Holanda; Colômbia e Costa do Marfim; Itália e Uruguai; França e Suiça; Argentina e Bósnia; Alemanha e Portugal; Bélgica e Rússia.

iii) Andei pelo centro de São Paulo durante esta semana, e tive a felicidade de presenciar torcedores advindos principalmente de México, Croácia, Chile e Itália. Sensacional a mistura deles com os brasileiros, até agora com muita simpatia, evidenciando a miscigenação decantada pelo Presidente Lula na recente entrevista concedida à Carta Capital. Particularmente, sempre compreendi o entendimento daqueles que criticavam a Copa, tendo em vista as carências brutais que ainda assolam o país (distribuição de renda, saúde, educação, saneamento básico). Por questão de prioridade, e até para que se evitasse desvios de grana causados pela corrupção que infelizmente ainda acomete nosso parlamento, entendo que a Copa, neste momento, poderia ter sido evitada. Porém, é inegável que o país obterá benefícios, sendo este caldeamento um dos mais salutares, sem dúvida alguma.

iv) De se louvar a simpatia da seleção alemã hospedada na Bahia, principalmente por parte do craque Schweinsteiger que, sisudo dentro de campo, demonstra alegria por estar no Brasil defendendo sua sempre forte seleção. Os alemães certamente ganharam pontos com a torcida local, o que poderá lhes conferir apoio durante os jogos que disputarem.

Abraços e bom início de Copa a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário