sexta-feira, 27 de junho de 2014

Palpites das oitavas e punição a Suarez

Bom dia, sem delongas vamos aos palpites:

Brasil 60% x 40% Chile
O Brasil é favorito, porém, de todos os duelos de oitavas entre os rivais (este é o terceiro), este será o mais difícil, pois coletivamente o Chile se encontra melhor que o Brasil que, por sua vez, possui vantagem individual em quase todas as posições. De todos os atletas chilenos, creio que somente Alexis Sanches seria titular na seleção brasileira, no lugar do Fred. Camisa e tradição, onde o Brasil leva grande vantagem, são ingredientes que entram em duelos eliminatórios, mas são mitigados quando as equipes jogam com valentia e personalidade.

Colômbia 55% x 45% Uruguai
A Colômbia, na minha opinião, foi uma das melhores equipes da primeira fase, a despeito do grupo fácil em que caiu. James Rodriguez está em ótima forma, e é extremamente perigoso. Do outro lado há o Uruguai com sua mística e raça incomparável, porém, desfalcado de seu craque, Luis Suarez, banido da Copa pela mordida em Chiellini no duelo contra a Itália. Forlán, melhor atleta da última Copa, provavelmente será seu substituto, entretanto, o ex-colorado não é nem sombra do matador de outrora. Duelo muito equilibrado, com ligeiro favoritismo dos colombianos, pois possuem time mais técnico.

Costa Rica 55% x 45% Grécia
Duelo das zebras, principalmente a Costa Rica que, no chamado grupo da morte, garantiu classificação antecipada após bater Uruguai e Itália, sob a liderança do bom atacante Campbell. A Grécia é fraca tecnicamente, mas costuma surpreender, como por exemplo, quando ganhou a Copa da Europa em solo portugûes em 2004, contra os anfitriões que, na época, eram comandados por Felipão e Figo. Não dá pra cravar um favoritíssimo neste inusitado duelo, mas acho que a Costa Rica, também por jogar em solo sul-americano (próximo de seu território), avançará às quartas-de-final.

França 65% x 35% Nigéria
Gostei da França na primeira fase que, liderada por Benzema, pareceu não sentir falta de Ribery, astro maior da seleção azul. A Nigéria, porém, não é rival fácil, pois possui atletas talentosos e com força física, tendo inclusive disputado jogo duro contra a Argentina na primeira fase.

Alemanha 75% x 25% Argélia
Gostei da classificação argelina que, na primeira fase, mostrou surpreendente futebol com toque de bola, e mereceu o êxito histórico. No entanto, é inegável o favoritismo alemão, uma das mais fortes seleções da Copa, que ainda pode jogar mais e, creio, isso ocorrerá daqui pra frente.

Argentina 75% x 25% Suíça
Igualmente ao duelo supracitado, a Argentina é favoritíssima, mesmo podendo render mais do que rendeu na primeira fase. Messi encontra-se em grande fase, sendo, ao lado de Neymar, os destaques da Copa. Do lado europeu, Shaquiri é o maestro da equipe, bom jogador, autor de 3 gols na partida contra Honduras, e o único capaz de criar algo tecnicamente produtivo, para eventualmente atrapalhar os planos portenhos.

Bélgica 60% x 40% Eua
A Bélgica possui um time mais técnico, com bons jogadores como Hazard, Mertens, Origi e Courtois. Os Eua, por sua vez, jogam de forma destemida e sem pressão alguma, pois no país ianque poucos acreditam em sucesso da seleção boleira. Gosto muito do Dempsey, sempre decisivo. A Bélgica venceu suas 3 partidas, porém, não convenceu em nenhuma delas, razão pela qual não lhe atribui maior favoritismo, e acho possível que os Eua consigam se classificar, sem que isso represente grande surpresa.

Por fim, achei exagerada a punição imposta a Luis Suarez pela Fifa, principalmente seu banimento dos estádios e da delegação uruguaia, porém, achei justa sua suspensão pelo restante da Copa. A mordida foi clara e imotivada e, como todos sabem, foi a terceira vez que o atleta incorreu na mesma conduta, incompreensível na minha opinião. Suarez, ao que parece, não aprendeu a lição com as duas suspensões anteriores, quando atuava por Ajax e Liverpool. Agora, quando a suspensão o excluiu da seleção de seu país onde predomina fortemente o patriotismo, creio, o atleta poderá finalmente aprender com seus erros e deixar de morder seus rivais. Uma pena, pois o craque era um dos destaques da Copa, e fez esforço hercúleo para poder atuar. Mas, convenhamos, foi ele mesmo quem cometeu o erro, tendo de lidar com a repressão pelo ato. O que não dá pra entender é a justificativa de alguns uruguaios de que não houve a mordida. Pelo visto, a maconha liberada é de boa qualidade e já está fazendo efeito.

Abraços a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário