quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

GALO E CORINTHIANS NA LIBERTADORES

Bom dia a todos:

1) ARSENAL 5 x 2 ATLÉTICO MG
Ótima vitória do Galo pelo grupo 3 da Libertadores ontem na Argentina, goleando o Arsenal por 5x2, com show de Bernard e Ronaldinho, além de boas atuações de Jô, Tardelli e Leandro Donizete (que momentos antes do jogo, tomou conhecimento de que ladrões adentraram em seu apto em BH, inclusive fazendo sua esposa refém). O Galo conta também com bons suplentes, como por exemplo, Luan (ex Ponte Preta), Richarlison e Alecsandro, além de ser bem treinado pelo Cuca. A segunda vitória do Galo na competição foi  indiscutível, com amplo domínio atleticano em ao menos 80% da partida. O quarteto ofensivo do Galo é poderoso (Bernard é excelente), a zaga é segura (Rever tem nível de seleção), o goleiro Victor é bom, e os volantes são marcadores e donos de certo talento. Pierre é uma praga na marcação, e L. Donizete avança com eficiência. O Galo não terá dificuldades pra passar pras oitavas de final, contudo, creio, o perigo reside justamente nas eliminatórias, onde o Atlético terá de suplantar a baixa tradição continental que possui atualmente.

2) CORINTHIANS x MILLONARIOS
Sem a fiel torcida, o Corinthians encara o razoável time colombiano de Bogotá pela segunda partida da Libertadores, a primeira após a suspensão provisória de 60 dias arbitrada pela Conmebol, em virtude da tragédia de Oruro. O Corinthians, por ser mais forte tecnicamente, é favorito, mesmo sem contar com o importante apoio da sua torcida, valendo frisar que pra este jogo, Alexandre Pato entra no lugar de Emerson Sheik, tendo sua primeira e justa chance como titular. Não concordo que Sheik esteja devendo futebol desde a última final da Libertadores, pois tanto no Brasileirão do ano passado, quanto no mundial de clubes, apesar de não ter sido decisivo, Emerson deu muito trabalho aos rivais. No entanto, atualmente, considerando-se também seus recentes atrasos, creio que é bom momento pra se dar uma chance ao Pato, que sempre que entra nos jogos apresenta bom futebol. Cássio está falhando no gol, e precisa melhorar. Paulo André a mesma coisa. Mesmo sem a fiel, meu palpite percentual é: Corinthians 60% x 40% Millonários.

3) PUNIÇÃO DA CONMEBOL AO CORINTHIANS
Achei justa a punição imposta ao Corinthians pela Conmebol, em virtude do falecimento do jovem boliviano Kevin, em Oruro. Acho um absurdo, no entanto, a ausência de punição ao San José, que foi o responsável pelo mando do jogo e sua organização, circunstância que, na minha opinião, evidencia o bairrismo à língua espanhola habitualmente praticado pela Federação Sulamericana. Outro exemplo claro deste bairrismo foi a punição ao São Paulo, mesmo após ficar clara a intenção exclusiva do Tigre em provocar confusão na final da Sulamericana ano passado.
Voltando à punição ao Corinthians, creio que desportivamente ela se justifica, pois quer queira quer não, a torcida está atrelada ao clube, e é consabido que há ligação, inclusive financeira, entre um e outro, apesar de ser difícil provar que o Corinthians bancou, por exemplo, a viagem do suposto atirador do sinalizador que vitimou o jovem Kevin. Na minha opinião, esta punição poderá surtir efeito pedagógico na torcida corintiana, e também irradiar efeitos nas demais torcidas, pois, pros habituais frequentadores de estádio, bandidos ou não, a proibição de comparecer a uma partida machuca na pele (pra alguns, creio que até mais do que punições criminais ou civis). A punição, na minha opinião, deveria se restringir apenas à fase de grupos, pois creio que estende-la até o final da competição é exagero, ainda mais advindo de uma entidade com histórico de punição zero, não podendo o Corinthians servir como mero bode expiatório.

Por fim, nas esferas civil e criminal, creio que o Corinthians não deverá ser responsabilizado pela morte do Kevin, haja vista ausência de fundamento legal pra amparar estas espécies de punição ao clube. Criminalmente, quem deverá responder é o atirador, e civilmente, o atirador e, eventualmente, a Gaviões, pela chamada responsabilidade objetiva (independe de culpa específica).

Abraços amigos!

7 comentários:

  1. Como conversamos ontem, acho a punição ao Clube injusta, inclusive porque afeta e pune um público efetivamente maior do que o dos vagabundos que cometeram o crime. Na verdade tais vagabundos são resultado da falência do Estado no desempenho de suas funções, seja educando, seja punindo. O que o Estado tem feito cada vez mais é delegar a responsabilidade de suas obrigações aos particulares, se eximindo de sues deveres. E isso vemos em todas as áreas, inclusive o futebol. Estou revoltado e indignado duplamente: uma pela morte do rapaz e outra pela punição que, de certo modo, também me alcança. Se estas punições para "inglês ver" funcionassem, a extinção da Mancha, as punições que fizeram anos atrás teriam resolvido isso. O Estado esta mais fraco do que estas organizações criminosas em geral (hoje incluo mtas torcidas organizadas neste rol) e esta botando a culpa nas pessoas de bem.

    Na verdade, do jeito que a bandidagem é, daqui a pouco aparece um torcedor adversário infiltrado no rival para fazer o mesmo mal (crime hediondo), somente para prejudicar seu adversário...

    Repito, não é o rojão, sinalizador ou arma...é a falta de educação, cidadania, punição, fiscalização que tem formado os mais diversos tipos de malandrões impunes que são indiferentes aos resultados de seus atos....enfim..o buraco é mais embaixo.....até porque..se esse tipo de punição resolvesse e educasse...seria mais fácil proibir o futebol em todo o país por pelo menos um ano....isso seria justo e resolveria???? abs PFAF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente não é justo que milhares de torcedores comuns, sem intenção maliciosa, paguem o preço por um ou uns idiotas....mas repito que, desportivamente, e tendo em vista o extenso currículo criminoso de qualquer organizada, a punição foi justa, e representa, na minha opinião, mais uma tentativa de se parar (ou diminuir) a bandidagem dentro do estádio e no entorno! Abraços!

      Excluir
  2. Concordei com a punição, a cagada foi da torcida e tem de ser punida, os demais também devem seguir o novo ordenamento que entrou em vigor nesse ano (os times assinaram um termo de ciência), como o Penharol e Velez que se pagaram ontem e San Jose ídem (os bolivianos mesmo estão reclamando da polícia, dizem que ela assiste o jogo apenas).......mas continuo achando que nada mudará enquanto as leis internas de cada país (principalmente Brasil) não der um enquadramento diferente aos que se camuflam com o futebol para aprontar (na Inglaterra a M. Tatcher na época apoiou totalmente a decisão da Uefa), as organizadas tem de se responsabilizar por seus comandados....do contrário só punição aos clubes resolverá (injusto na minha opinião, mas quem sabe isso o torcedor sinta). abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo....enquanto houver organizadas, as mesmas deverão responder pelas podridões de seus associados...e como é impossível permitir a entrada de torcedores comuns, barrando-se apenas os "organizados", creio, a punição desportiva foi justa...e acho que será válida, ao menos provisoriamente!

      Excluir
  3. Nenhuma torcida representa tanto o clube como a Fiel e o Timão. O advogado deveria ser extirpado da OAB por advogar pro menor e pros outros 12 presos, ou seja, em favor da Fiel, ele está nas duas pontas!! Conflito de interesses manifesto! Pela primeira vez na vida vi um advogado dizer "eu tenho provas que meu cliente é culpado!!!" Vergonha!!! O Corinthians poderia ter aproveitado o limão e ter feito uma bela limonada, como li em algum lugar. A rápida localização do bode expiatório perfeito - de família pobre e menor de idade - em nada isenta ninguém. A julgar que realmente o menor tenha disparado o artefato, como é alegado, resta perguntar: quem era o maior responsável que o acompanhou na viagem para fora do País, onde ele teria comprado o sinalizador naval que serviu como arma do crime e, caso este pertencesse a outrem, quem era o dono? É bom alertar, de saída, que a inabilidade alegada pelo autor, em oportuna entrevista à televisão, não deveria servir de atenuante, mas de agravante, similar à de um menor acusado de atropelar alguém sem habilitação para conduzir automóvel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito!!!!! VERDADE !!!! Esses caras são tão fdp's que tratam toda América como um monte de imbecis...... Não concordo com a punição na forma que foi imposta, mas sou muito a favor de uma caçada desenfreada pela verdade e punição de todos os envolvidos, inclusive o "adevogado" deles.. que pelo amor da Santa Ética e Respeito é uma vergonha....Quanto as organizadas também sou a favor de uma caçada desenfreada pela extinção daquelas que atuem criminosamente....inclusive essa tal de gaviões que pensa que é maior e pensa representa a verdadeira torcida do Corinthians.....

      Na verdade, se compararmos o extremismo da agressão com o da punição.....a punição é nada...portanto vazia..não irá corrigir vagabundo nenhum....na minha opinião o que pode corrigir é cadeia com trabalho e estudo e se assim não corrigir perpétua neles (os vagais...)...

      Agora se quiserem ser realmente extremistas....que suspendam a competição toda...alías... que se proíbam os campeonatos de futebol por X tempo e vamos ver....acho que não resolverá, poderá ajudar....mas ai é que esta...se temos força para reclamar do futebol, que também nos afeta, ta na hora de cobrar os vagais de Brasólia para valer.......isso vem de berço...e o Brasil há muito tempo não deita em berço esplêndido....e sim, fica no colo de vagabundos pedindo moedas no farol....e aí o castigo atinge que não tem nada a ver com isso, e na verdade tem!!!!! REVOLTADO

      Excluir
  4. E A CELEUMA CONTINUA...E AGORA COMO DEVEMOS OPERAR O DIREITO????

    TORCEDORES RECORREM A JUSTIÇA E CONSEGUEM ORDEM JUDICIAL PRA ASSISTIR CORINTHIANS X MILLONARIOS
    COMPARTILHAR ESSE LINK


    MAIS VISTOS7
    1.
    Neto dá sugestão pro Timão colocar áudio da torcida cantando nos autofalantes do Pacaembu
    veja mais
    2.
    Corinthians terá o trio 'millonario' no ataque titular para duelo da Libertadores
    veja mais
    3.
    Nota oficial
    veja mais
    4.
    Comentarista da ESPN: Punir apenas o Corinthians é uma atrocidade da Conmebol
    veja mais
    5.
    Torcida do Real Madrid joga sinalizador contra rivais no Camp Nou e ninguém é punido
    veja mais
    6.
    Corinthians distorce realidade de aeroporto de Oruro
    veja mais
    7.
    Roma recusa oferta de R$ 65 mi do Barça por ex-zagueiro do Corinthians
    veja mais
    8.
    Barcelona quer ex corinthiano Marquinhos
    veja mais
    27 DE FEVEREIRO DE 2013 ÀS 16:15
    COMENTÁRIOS (0)

    Conmebol proibiu a entrada de torcedores do Timão na Liberta
    Crédito: Miguel Schincariol
    Seis torcedores que adquiriram antecipadamente ingressos para a partida desta quarta-feira à noite entre Corinthians x Millonarios (COL), no Pacaembu, recorreram à Justiça e conseguiram uma ordem judicial para poder entrar no estádio.

    A decisão do juiz é justificada pelo fato de a Conmebol permitir a entrada da imprensa e de outros convidados da organizadora. Armando José Terreri Rossi Mendonça, Milton Guilherme Rossi Mendonça, Gerson Mendonça Neto, Karina Bellinato Mendonça, Maurício Andreanelli Pimenta e Rodrigo Adura foram os autores da ação.

    A ordem judicial foi publicada nesta quarta-feira no site do Tribunal de Justiça de São Paulo, contrariando a decisão da Conmebol de impedir torcedores corintianos de assistir aos jogos da Libertadores após a morte do garoto Kevin Espada, de 14 anos, na Bolívia, na semana passada.

    ResponderExcluir