terça-feira, 5 de março de 2013

CRISTIANO RONALDO X MESSI

Bom dia a todos, hoje vou fomentar a discussão acerca de quem é o melhor jogador do futebol mundial na atualidade. Desde já, esclareço que polarizo a discussão entre o argentino Messi e o português Cristiano Ronaldo, na minha opinião, muito a frente dos demais concorrentes, incluindo-se o brasileiro Neymar.

Messi até hoje apresentou melhor futebol no Barcelona, do que Cristiano Ronaldo em qualquer um dos clubes que já passou, valendo destacar que  a melhor fase clubística do português foi no Manchester, onde foi campeão europeu e mundial em 2008. Messi já venceu 3 Copa dos Campeões (2006,2009 e 2011), e 2 Mundiais Interclubes pelo Barcelona (2009/11), além de 4 Ligas Espanholas.

Quando atuam pela suas seleções, ambos os craques ainda estão devendo futebol, contudo, recentemente, ambos estão se destacando mais nas partidas amistosas e eliminatórias. Neste ponto, creio, Messi leva vantagem pela qualidade de seus companheiros de seleção, pois a Argentina é mais forte que Portugal. O tira-teima promete ocorrer na Copa de 2014 no Brasil, pois, creio, ambos estarão no auge da forma física e técnica.

Tecnicamente, acho o Messi mais completo e genial. Possui fundamento e domínio perfeitos, além de ótima condução de bola. Na minha opinião, Messi dribla melhor que Ronaldo (principalmente em velocidade), e arremata de forma mais fria e precisa (pouca diferença, no entanto). Messi dá toques curtos na bola durante sua condução, me lembrando muito Diego Maradona neste aspecto. Outro ponto em que Messi se equivale a Maradona é a precisa cobrança de falta, cada vez mais mortal. Messi, na minha opinião, é um jogador nota 9,5, e já figura como um dos boleiros mais importantes da história do futebol, sendo sem dúvida um dos 5 maiores atletas de todos os tempos. Se vencer uma Copa do Mundo pela Argentina, creio, ficará atrás apenas de Pelé.

Já Cristiano Ronaldo é melhor taticamente pra equipe, sendo mais funcional coletivamente do que Messi. A maior vantagem do português sobre o argentino é o cabeceio, fundamento em que Cristiano Ronaldo domina com incrível precisão. Em cobranças de pênaltis, Cristiano Ronaldo possui melhor aproveitamento, sendo que ambos se equivalem nas cobranças de faltas. Pelo que produziu até hoje, Cristiano Ronaldo é jogador nota 9,0, na minha opinião. Por ser português, mesmo considerando seu talento indiscutível, não dá pra exigir de Cristiano a conquista de uma Copa do Mundo. Dificilmente, isto ocorrerá. Se ocorrer, a façanha alçará Cristiano ao nível de Pelé e Maradona, pra mim, até hoje, os dois maiores atletas de todos os tempos.

Por fim, para os ufanistas de plantão, não há no futebol brasileiro, há anos, atletas do quilate de Messi e C. Ronaldo. Recentemente, Alex Fergunson (técnico do Manchester United), ao ser indagado a respeito, colocou Cristiano Ronaldo num patamar acima de Ronaldo Fenômeno, por ser mais completo em sua opinião. Concordo com o referido treinador, apesar da carreira mais gloriosa (até hoje) do Ronaldo brasileiro, acho o português mais completo individualmente. O páreo, no entanto, é duríssimo.

Também recentemente, Zico disse que Maradona enfrentava melhores e mais duros defensores na Itália, do que Messi enfrenta na Espanha, induzindo opinião de que Messi ainda não alcançou o antigo craque argentino. Concordo com o Galinho também, pois Maradona, atuando pelo Napoli, enfrentou rivais duríssimos nas décadas de 80 e 90, época em que a Liga Italiana era muito superior à Liga Espanhola.

Aguardo opiniões dos amigos. Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário