terça-feira, 19 de março de 2013

Discussões acerca dos regionais

Bom dia amigos, com a folga de 2 semanas na rodada da Libertadores, o mundo da bola volta os olhos aos campeonatos regionais, exclusividade brasileira, haja vista a dimensão do nosso país. Como resido em São Paulo, vou falar do campeonato paulista, e desde já adianto minha opinião de que os campeonatos regionais não devem acabar, mas sim passar por algumas modificações, sendo elas:

i) A fórmula do Paulistão, extensa e cansativa, tem de ser alterada, sendo que a melhor sugestão é a fórmula aplicada no Campeonato Carioca, onde se faz 2 turnos, e os campeões de cada um deles disputa a finalíssima em 2 partidas. Pode-se inclusive dividir os times em 2 grupos, para limitar o número de jogos, evitando-se o "todos contra todos", que incha o calendário anual dos times brasileiros.

ii) Outra questão a ser revista é o agendamento dos clássicos (jogos envolvendo Corinthians, Santos, Palmeiras e São Paulo), que jamais deveriam ser marcados nas vésperas de duelos envolvendo a Libertadores da América. Não dá pra conceber o porquê a Federação Paulista agenda um derby paulista, por exemplo (Corinthians x Palmeiras), num domingo que antecede duelo de quarta-feira pela Libertadores, envolvendo justamente um dos times que jogou o clássico. Essa conduta esvazia o clássico, pois, com a preferência pela Libertadores, os treinadores habitualmente colocam times mistos (ou reservas), enfraquecendo o jogo regional.

iii) O Paulistão, hoje com 20 clubes, deveria ser reduzido pra 12 clubes, evitando-se exagero de partidas. Se é para inflar competição para não se alijar clubes (mormente interioranos) , que se faça com as divisões inferiores, ao invés da principal.

iv) Por fim, na minha opinião, o Paulistão representa tradição que não pode ser quebrada, além de representar boa fonte de renda para os clubes do interior paulista, que muitas vezes já formaram times competitivos e atletas de alto nível. Também serve para alimentar a boa rivalidade regional, o que é louvável. Não dá pra acabar com os regionais, apenas adequá-los a atual realidade do mundo da bola (crescimento dos campeonatos nacionais e preferência unânime pela Libertadores), o que é plenamente possível.

E vocês amigos, são a favor ou contra a extinção dos regionais? Aguardo visitas e respostas!  

9 comentários:

  1. Gostei da Copa do Nordeste, agitada.
    O Carioca é pífio, apesar do regulamento. Ontem o Bem Amigos (vi só esses 2 minutos) mostrou imagens feitas por um celular do lance mais bizarro do mundo no incrível Bangu x Duque de Caxias, quando um jogador em atendimento volta a campo para impedir que a bola entrasse no gol vazio pois o goleiro estava fazendo lambança fora da área... tudo, claro, num estádio precário é às moscas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkk....não vi esse lance do Cariocão...meu Deus...é triste mesmo...o nível técnico do Carioca é ruim demais, aliás, o único que se salva nesse quesito ainda é o Paulista...mas acho que extinguir os regionais não vale a pena, pois essa idéia de realizar amistoso ao redor do mundo é história pra ingles ver....gosto da sua sugestão, acerca de inter-regionais....Rio-SP, Sul-Minas, Copa Nordeste, etc....essa seria boa solução!

      Excluir
  2. Concordo com o que escreve aqui, sem duvidas precisamos de gás novo na CBF e FPF, esses arcaicos oriundos da ditadura já passaram do prazo de sair do comando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Fernando, e a manutenção arcaica destes regionais, com número elevado de clubes na primeira divisão, sem dúvida representa dinheirama na conta destes dirigentes jurássicos....enfim...

      Excluir
  3. Concordo com o Mestre Elias. PermanÊncia dos regionais, mas desinchado. O modelo 'carica' me parece interessante e pode manter vivo o time do palestra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk......manter vivo o palestra foi boa.....eu acho que não dá pra acabar com os regionais, apesar de pouco interessante hoje em dia...a. saída, creio, é mesmo a diminuição do número de participantes....12 é o ideal...abraço!

      Excluir
  4. Concordo com mudanças e realmente o formato do carioca seria melhor, com dois grupos de dez times.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade.....10 ou 12 times no máximo.....resolve o problema do calendário dos times grandes, e mantém vivo o regional...abraço aldair!

      Excluir
  5. na minha opinião a rivalidade do interior tem de permanecer lá, ente eles, e nós com a nossa, disputem entre eles antes e depois os grandes entram, igual o super paulista de 2002, o Ituano diz com orgulho ser campeão paulista de 2002 e o São Paulo Super paulista, concluindo, o Ituano não sentiu falta nenhuma dos grandes naquele ano, sobraria tempo para fazer uma pré temporada mais forte para só "manter" no resto do ano e o campeonato não seria extinto......times do interior não tem de depender dos grandes cobrando ingressos absurdos em seus estádios, acho que os jogos encheriam se fossem entre eles e sabendo que não teriam os grandes para levarem o caneco (como quase sempre) abcs

    ResponderExcluir