quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Galo mata o Timão no Mineirão (4x1 histórico)

Em seis confrontos diretos e eliminatórios realizados até hoje entre Corinthians x Atlético/MG, o Timão havia levado vantagem em todos, incluindo-se a final do Brasileirão/1999. 

Ontem, porém, a freguesia foi quebrada, e em grande estilo, pois em noite histórica no Mineirão, após sair perdendo por 1x0, o Galo virou o placar pra cima do habitual algoz, fazendo histórico 4x1, suficiente para reverter a vantagem corintiana construída no primeiro jogo, classificando o time  para a terceira semifinal de Copa do Brasil na sua história. 

O Corinthians jogou melhor até os 10 primeiros minutos de jogo. Depois disso, só deu Atlético, que, liderado pelo trio Tardelli, Guilherme e Luan, infernizou a zaga paulistana desfalcada de Gil, e que contou com péssimas jornadas dos laterais Fagner e Fábio Santos, fracos no apoio e na marcação, principalmente para evitar os cruzamentos dos mineiros. 

O Galo, que a princípio se abateu com o gol inaugural de Guerrero, a partir dos 20 minutos organizou seu jogo ofensivo, e raramente atacou sem precisão, pois 90% dos arremates do time da casa foram em direção ou próximo ao gol, quase sempre levando perigo à meta de Cássio. O Corinthians pouco fez para evitar o domínio de campo do rival, a exemplo do que vem ocorrendo no Brasileirão quando a equipe atua fora de casa.

Na segunda etapa, mesmo com a saída de Luan, e o inevitável cansaço de Tardelli, o Galo continuou dominando a partida, restando ao Timão parcos contra-ataques que, no entanto, malograram pela falta de criatividade do meio-campo, bem como fragilidade do garoto Malcom, ainda muito cru para dividir a responsabilidade ofensiva do time corintiano. O terceiro gol do Atlético foi fatal, anunciando um quarto gol que, sinceramente, devido ao contexto do jogo, tinha certeza que sairia. 

A classificação atleticana foi heroica, e evidenciou algumas circunstâncias, sendo elas:

i) Mano Menezes não se acertou nesta segunda passagem pelo Timão, pois o time oscila demais e não apresenta consistência ofensiva, seja na armação de jogadas, seja no arremate final. Se não fosse a boa fase do peruano Guerrero, o Corinthians teria índice ofensivo dos mais pífios, comparáveis aos times da zona da degola no Brasileirão;

ii) Levir Culpi, por sua vez, acertou o time do Galo que cresce neste final de ano, não sentindo a falta de Ronaldinho Gaúcho. Tardelli, Dátolo, Luan e Guilherme formam bom quarteto ofensivo, rápido e inteligente, sendo favorito no duelo contra o Flamengo pelas semifinais; não acreditava no sucesso de Levir nesta passagem pelo Galo, porém, pelo visto, cai do cavalo!

iii) Malcom ainda não serve para ser titular do Corinthians, apesar de ser promissor. Fagner, Fábio Santos, Guilherme Andrade, Felipe e Luciano, no máximo, servem para compor elenco, não podendo ser titulares de um time que almeja títulos. O paraguaio Angel Romero, que ontem não entrou no jogo, não serve sequer para o banco de reservas (ele não consegue sequer dominar a bola); 

iv) Mário Gobbi, que adquiriu Alexandre Pato a preço de ouro, trocou-o pelo ineficaz Jadson, e também forçou a saída de Tite para contratar Mano Menezes, até agora, não acertou em nenhuma de suas decisões. Sua gestão até agora é fraca e, pelo andar da carruagem, seu mandato ficará marcado apenas por negatividades;

v) Parabéns ao Galo e sua vibrante torcida, time grande do Brasil que poucas vezes brinda seus seguidores com alegrias de grande porte. Se considerarmos os 4 principais títulos que um clube brasileiro pode obter (Copa do Brasil, Brasileirão, Libertadores e Mundial), o Atlético até hoje só levantou dois canecos, destacando-se a inédita Libertadores/2013. A torcida precisa de mais conquistas, e faz jus a elas. A atual edição da Copa do Brasil pode marcar mais um importante troféu, ratificando o recente crescimento deste gigante do futebol mundial. 

Abraços. 

Um comentário:

  1. Avaliação e comentários brilhantes!!! Parabéns!!! E obrigado timão pela alegria de montão!!

    ResponderExcluir