quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Brasileirão, STJD e Liga dos Campeões

Bom dia a todos, assuntos em epígrafe, vamos aos tópicos:

i) Lamentavelmente, o STJD cometeu mais uma injustiça ontem, quando seu Pleno, acatando recurso da Procuradoria do órgão, suspendeu o peruano Paolo Guerrero por três jogos no Brasileirão, em decorrência de trombada com o juiz na primeira partida da Copa do Brasil envolvendo Corinthians x Bragantino, meses atrás (em primeira instância, o atleta havia sido absolvido). O lance foi nitidamente involuntário, sendo claro que o atacante nem olha para o árbitro, apenas para bola. De tão esdrúxula a condenação, chego a pensar se essa punição não visa beneficiar o Fluminense, único carioca com chances de G4, pois certamente que se o atleta defendesse algum clube do Rio, jamais seria punido pelo lance que envolveu o atacante. Aliás, os clubes cariocas parecem imunes aos desmandos do STJD, cuja principal função é atrapalhar o campeonato. Lamentável!

ii) A rodada única do Brasileirão realizada ontem foi boa para o Corinthians que, com o êxito de 2x1 sobre o Vitória, atingiu a terceira posição no certame, encostando no São Paulo e diminuindo a distância para o líder Cruzeiro, agora em 8 pontos. Se o título persiste difícil de alcançar, o vice-campeonato (que dá vaga direta na Libertadores) é provável, sendo que uma nova vitória no derby de sábado poderá consolidar o Corinthians como uma das potências da reta final do Brasileirão. O problema reside justamente na suspensão de Guerrero, artilheiro e melhor jogador da equipe.

iii) Quase que o Palmeiras surpreende o líder em Minas, sendo que se lamenta o empate cruzeirense anotado nos acréscimos, pois a vitória palestrina seria comemorada por 90% dos times que atuam no campeonato. Mesmo assim, são mais dois pontos que a Raposa perde neste seu instável returno, e um ponto precioso conquistado pelo Palmeiras que, verdade seja dita, é superior a Vitória, Bahia, Criciúma e Coritiba. O Alviverde melhorou sensivelmente com a chegada de Dorival Jr, e assiste ao crescimento de dois atletas argentinos que, dias atrás, pareciam imprestáveis para o clube: Tobio e Mouche. Dificilmente o Palmeiras cairá neste ano de seu centenário, o que, pela grandeza do clube, é o mínimo que se espera.

iv) Por fim, um breve pitaco acerca da Liga dos Campeões da Europa, onde, pra variar, grandes jogos são realizados, com ótimos atletas espalhados por grandes equipes, o que faz do torneio, sem dúvida nenhuma, o melhor do planeta na parte técnica. A estupenda vitória do Bayern sobre a Roma, 7x1, além de lembrar o desastre brasileiro na Copa, evidenciou duas coisas: a potência atual do futebol alemão; a decadência brutal do futebol italiano, cujo campeonato, hoje, é pior inclusive do que o nosso (a humilhada Roma, vale lembrar, é a segunda potência atual do futebol da Itália). Na minha opinião, os favoritos para o caneco europeu, além do Bayern, são Real Madrid, Barcelona, Chelsea, Borussia e Atlético Madrid. Duvido que o título fuja deste rol.

Abraços.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário