quinta-feira, 10 de abril de 2014

Liga dos Campeões e Libertadores da América

Boa tarde a todos, incrível a rodada deste meio de semana da Liga dos Campeões da Europa, com destaque para a heroica classificação do Atlético de Madrid contra o rival Barcelona, após a vitória por 1x0 no estádio Vicente Calderon. Diego Simeone, argentino que comanda a equipe madrilenha pela qual também atuou como jogador, realiza trabalho excepcional, e motiva seu próprio torcedor dentro de campo, como uma espécie de regente. Sensacional Simeone que, como atleta, foi bom volante, mas exagerava demais na truculência.

Em Munique, o Bayern, maior favorito ao título, venceu o Manchester United por 3x1, em grande jornada do holandês Robben, pra mim, o melhor jogador do excelente time alemão. O United, atualmente sem reunir um grande elenco, não pôde contar com Van Persie e Juan Mata, mesmo assim, durante o primeiro tempo, conseguiu segurar os alemães com bravura, sucumbindo, no entanto, na segunda etapa, após inaugurarem o placar num belo chute de Evra.

Enfim, conhecidos os 4 semifinalistas, creio que as partidas serão duríssimas, sem um favorito disparado, mesmo considerando a boa fase do atual campeão Bayern, dirigido pelo laureado treinador espanhol Guardiola. Gostei do Atlético de Madrid que conta com defesa sólida, espírito brutal de grupo, e bons destaques individuais como David Villa,, além dos brasileiros Diego, Miranda e Diego Costa. O Real Madrid é o que possui time menos confiável (Marcelo, Sérgio Ramos e Coentrão, apesar de bons jogadores, costumam falhar em momentos decisivos), todavia, conta com o melhor jogador do mundo na atualidade, Cristiano Ronaldo, com alta capacidade para decidir individualmente.

Já pela Libertadores, com duelos visivelmente menos técnicos, dos seis brasileiros que atuaram na primeira fase, apenas três se classificaram para as oitavas, sendo eles: Grêmio, Atlético/MG e Cruzeiro. Foram precocemente eliminados Flamengo, Botafogo e Atlético/PR, todos de forma vexatória, pois, pela qualidade dos grupos, tinham obrigação de se classificar. O Botafogo ontem apanhou de 3x0 do fraco San Lorenzo, sem praticamente chutar uma bola no gol rival. Já o Flamengo mais uma vez foi eliminado em pleno Maracanã lotado, sendo esta a segunda eliminação consecutiva do time da Gávea na primeira fase da competição, o que é lamentável, ainda mais prum time como o Flamengo.

Hoje se encerra a primeira fase da Liberta, e saberemos quais serão os confrontos eliminatórios das oitavas. Até agora, nenhum dos times brasileiros apresentou futebol de campeão, porém, não há como negar a força do Grêmio que se classificou antecipadamente no grupo mais forte da competição, e o crescimento do Cruzeiro que, com bom elenco, parece melhorar no momento certo.

Abraços!    

Nenhum comentário:

Postar um comentário