terça-feira, 22 de abril de 2014

Início do Brasileirão e demais assuntos boleiros

Bom dia a todos, após descanso do blog no feriado de páscoa, seguem meus comentários sobre o início do Brasileirão, além de outros assuntos inerentes ao mundo da bola:

i) Inicio lembrando a triste e surpreendente morte de Luciano do Valle ocorrida no último sábado, em Uberlândia, quando o narrador se preparava para trabalhar na partida Corinthians x Galo. Não há muito mais o que se falar de Luciano, haja vista as exaltações de seus atos rememorados nestes últimos dias, principalmente pela TV Bandeirantes, onde atuava. Luciano foi importante na divulgação de esportes com menos visibilidade que o futebol, principalmente o Volei e o Boxe, sendo inesquecíveis as lutas de sábado a noite com Maguila, e a épica partida de volei entre Brasil e União Soviética, num Maracanã lotado e chuvoso. A comoção causada nos pares do narrador evidenciam sua importância e qualidade.

ii) Semana passada confirmou-se a transferência de Emerson Sheik ao Botafogo, encerrando o vitorioso ciclo do atacante pelo Corinthians, clube que torço, pelo que, neste ato, agradeço ao Sheik pelas glórias conquistadas. Emerson é um dos maiores jogadores da história do Corinthians, e isso ninguém apagará, sendo que pelo clube o atacante conquistou, como protagonista, as seguintes taças: Brasileirão/2011; Libertadores e Mundial de Clubes/2012; Recopa Sul-Americana e Paulistão/2013.

iii) Neste final de semana iniciou o Campeonato Brasileiro/2014, ainda envolto em liminares judiciais e incerteza acerca da continuidade do certame, porém, na minha opinião, apesar de judiado, o campeonato persiste sendo um dos melhores do mundo, bem disputado, com ao menos 7 clubes com possibilidades de vencê-lo, sendo eles: Cruzeiro, Galo, Inter, Grêmio, Corinthians, São Paulo e Santos. Este palpite inicial obviamente poderá ser alterado, pois o certame será paralisado no início de junho, após 9 rodadas iniciais, em virtude da Copa do Mundo. Após a Copa, algumas equipes sofrerão baixas em seus elencos, haja vista a abertura da janela de transferências, circunstância que, somada a longevidade do certame (que acabará apenas em dezembro), poderão alterar os favoritos.

iv) Pelo cenário atual, creio que correm o risco de descenso: Goiás, Coritiba, Vitória, Bahia, Chapecoense, Criciúma, Botafogo e Figueirense. As demais equipes, não citadas aqui e nem no item acima, ficarão no meio da tabela.

v) Acerca dos paulistas, tem-se que o São Paulo venceu sua partida com propriedade, aplicando 3x0 no fraco Botafogo em pleno Morumbi. Ao que parece, o trio ofensivo Ganso, Pato e Luis Fabiano darão o que falar, e representam, ao menos no papel, formação ofensiva de muito respeito. O Corinthians conseguiu bom empate contra o Galo fora de casa, onde muitas equipes dificilmente conseguirão pontuar. O ponto fraco do alvinegro paulistano segue sendo o ataque, onde o time precisa urgentemente de reforço que chegue para jogar como titular. O Palmeiras não jogou bem em Santa Catarina, mas mesmo assim venceu o Criciúma de virada por 2x1, gol decisivo de Alan Kardec, que segue com seu futuro indefinido pela incerteza acerca da renovação de seu contrato. O Palmeiras deveria empregar mais esforços para manter este atleta, o melhor do time atualmente. O Santos empatou com o Sport em plena Vila, mau resultado que, no entanto, não deve arrefecer o entusiasmo peixeiro com a boa mescla encontrada pelo técnico, entre atletas jovens e promissores (Geovanio e Gabriel) e os experientes bons de bola (Cícero, Damião, Arouca e Thiago Ribeiro).

vi) Hoje se iniciam as semifinais da Liga dos Campeões da Europa, sem dúvida a melhor competição boleira do planeta. Os jogos prometem equilíbrio e muita emoção, sendo que persisto com meus palpites de que Atlético de Madrid x Bayern farão a finalíssima prevista para o Estádio da Luz em Lisboa.

Abraços a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário