sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Bola de Ouro Fifa 2014

Bom dia a todos, quem me conhece e/ou acompanha meu blog, já deve ter percebido minha admiração pelo futebol do português Cristiano Ronaldo, na minha opinião, o melhor jogador do mundo atualmente.

Por tudo o que fez em 2013, neste início de 2014, Cristiano Ronaldo concorre à Bola de Ouro Fifa contra o francês Ribery e o argentino Messi, sendo que na minha opinião, o português é favoritíssimo, e merece disparadamente ser eleito o melhor atleta do ano passado.

O maior feito de Cristiano Ronaldo em 2013 foi ter classificado seu país para a Copa do Mundo no Brasil, após 2 duelos decisivos contra a perigosa seleção sueca, capitaneada pelo ótimo atacante Ibrahimovic, que atua pelo PSG da França. Cristiano Ronaldo jogou muito, prevaleceu no duelo, decidiu o confronto com belos gols, e não fugiu de sua imensa responsabilidade. Vale frisar que, afora o craque, Portugal possui um time meramente razoável, sendo que Cristiano, sozinho, representa pelo menos 60% da força do escrete português.

Afora o sucesso na seleção, Ronaldo também é o maior destaque do Real Madrid, onde atua com jogadores mais gabaritados que, porém, nem de longe ofuscam o brilho maior do lusitano, cuja capacidade em quase todos os fundamentos impressiona, principalmente nos arremates e arrancadas com dribles em direção ao gol. Ao contrário de Messi e Ribery, Cristiano também sabe cabecear.

Como todos sabem, em 2014, Messi foi muito prejudicado por contusões. Mesmo assim, fez boas partidas pelo Barcelona e pela Argentina, e também anotou belos gols. Numa comparação mais abrangente, ou seja, contando tudo o que foi produzido até agora, considero que Messi e Cristiano se equivalem, com vantagem para o argentino nos lampejos técnicos, e prevalência do português na diversidade de fundamentos e espírito de liderança, principalmente quando defende sua seleção.

Já Ribery, a despeito de considerá-lo ótimo jogador, não o acho sequer o melhor atleta do seu time (Bayern), pois prefiro o futebol do holandês Arjen Robben. Dos 3 finalistas ao prêmio da Fifa, Ribery foi o mais vitorioso no ano passado, porém, considero-o inferior tecnicamente aos 2 rivais, e entendo que outros atletas jogam mais que o francês, como por exemplo, Neymar, Aguero, Tevez, Ibrahimovic, Iniesta, Rooney, Ozil, dentre outros...

Enfim, confio na eleição de Cristiano Ronaldo como melhor do mundo, sendo que se pudesse, certamente votaria no português.

Abraços a todos!

4 comentários:

  1. Amigo Ricardo Elias ( R. E ) . Gostaria das suas análises sobre como será o Brasileirão 2014, pois não minha opinião teremos 24 times com 2 grupos de 12 times. Engraçado os times não estão fazendo investimentos. Por que será ? Outra avaliação interessante seria quem irá brilhar na copa do mundo abrax

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. salve meu amigo...o futuro do Nacional/2014 é uma incógnita, porém, como estou desconfiado de maracutaia geral, inclusive envolvendo a Lusa, creio que teremos Liga com 24 times (puro palpite). Quanto aos investimentos dos clubes, o mercado está inflacionado, e não vale a pena gastar muito apenas pro campeonato paulista.

      Abraço

      Excluir
  2. Caro mestre....

    Creio que o Ribery ganhará pelo fato de ter erguido cinco taças na ultima temporada, e ter feito o ato de ganhar as duas partidas, contra o Barcelona, somando 7 x 0....

    Concordo que o Cristiano jogou muito neste ano, mas o Ribery jogou mais partidas decisivas e ganhou todas, destaco o jogo no camp Nou, onde ele sobrou contra toda a zaga do Barcelona.

    É bom estes europeus aproveitarem logo, em pouco tempo teremos o reinado de um moleque oriundo do canal 2..

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve meu chapa, pode ser mesmo que os títulos no ano culminem com a premiação do Ribery, que sem dúvida também se destacou individualmente. Eu acho que o Ronaldo jogou mais, mas a disputa está acirrada.

      Abraços

      Excluir