segunda-feira, 13 de maio de 2013

Final do paulista e decisão na Libertadores pros paulistanos

Boa tarde, após um breve hiato (férias do blogueiro), seguem minhas considerações acerca dos temas em epígrafe:

I) CORINTHIANS 2 X 1 SANTOS (final do Paulistão/2013)
O Corinthians perdeu a chance de garantir o título ontem no Pacaembu, deixando totalmente aberto o título do Paulistão/2013, que será decidido no próximo domingo na Vila Belmiro. Ontem, o Timão voltou a jogar bem, contudo, ainda peca muito nas finalizações, o que deverá ser remediado pelo Tite, com treinamento específico para tanto, visando principalmente Emerson Sheik, que ora chuta longe do gol, ora chuta muito fraco, facilitando a vida dos goleiros rivais. O primeiro tempo foi todo do Corinthians, e o segundo foi mais equilibrado  porém, mesmo assim as melhores chances foram do Corinthians, que deveria ter caprichado mais para jogar a finalíssima com mais tranquilidade.
O Santos foi inicialmente mal armado pelo Muricy, que abusou dos volantes, olvidando-se do seu único meia de ofício disponível, Felipe Anderson, que quando entrou foi bem na partida. Afora ele, o único destaque peixeiro foi o ótimo goleiro Rafael, na minha opinião, o melhor do país na atualidade, e que deveria ser mais testado na seleção brasileira. Pelo Corinthians, os destaques foram Paulinho (melhor em campo), Ralf, Danilo e Gil, outro que merece chance na seleção do Scolari.
Não vou ficar em cima do muro, adiantando que aposto no 27º caneco regional do Corinthians, na seguinte proporção: CORINTHIANS 65% X SANTOS 35%. Mesmo a decisão sendo na Vila, acho o Corinthians mais time, além de melhor montado taticamente, circunstâncias que influenciarão de forma mais direta do que o mero fator casa;

II) LIBERTADORES - PALMEIRAS 55% x TIJUANA 45%
Inicialmente, apontei o time mexicano com ligeiro favoritismo, o que agora encontra-se invertido pro segundo jogo, mantendo-se, na minha opinião, a mesma proporção acirrada entre as equipes. O Palmeiras conseguiu bom resultado no México, e agora decidirá em casa com o apoio da sua empolgada torcida, entretanto, um mero empate com gols, resultado amplamente possível pelo nível das equipes, classificará o Tijuana para as quartas de final. O Palmeiras necessitará de toda sua raça, habitual no time atual, além de maior capricho dos seus atacantes, destacando-se o Kleber, que até agora não demonstrou bola alguma. Eu entraria com o Thiago Real, meia razoável, mas especialista no setor, sendo que será importante para fazer a transição da defesa ao ataque, sem os longos chutes que certamente não trarão benefício algum a equipe palestrina. Repito, portanto, que pelo resultado da primeira partida (0x0 no México), aposto no Palmeiras, mas não boto minha mão no fogo não.

III) LIBERTADORES - CORINTHIANS 55% X BOCA JRS 45%
Em virtude da vitória xeneize no primeiro duelo em "La Bombonera", o favoritismo que imputei ao Corinthians no início dos duelos ficou mitigado, contudo, ainda aposto na classificação do atual campeão da América. Se o Corinthians entrar em campo aceso, e caprichar nos arremates, vence a partida com a diferença necessária para classificação direta. Se atuar capenga como contra o São Paulo, por exemplo, correrá sério risco de ser eliminado. O atual Boca, mais fraco tecnicamente, possui a mesma catimba e frieza que os grandes times boquenses do passado recente, além de ser treinado pelo espetacular Carlos Bianchi, ídolo local e multicampeão, além de especialista na competição sul-americana.
Se fosse treinador do Corinthians, minha única dúvida seria no ataque, entre Sheik e Pato, pois a despeito do primeiro não estar em boa fase, o segundo, quando entra, nada produz, evidenciando necessitar de mais tempo de jogo para exercer sua técnica acima da média. Eu entraria com Pato e Guerrero nesta quarta-feira.

Enfim, veremos o que vai dar. Abraços a todos!



Um comentário: