segunda-feira, 20 de maio de 2013

Corinthians campeão paulista de 2013

Boa tarde a todos, seguem meus habituais tópicos acerca da finalíssima do Paulistão realizada ontem na Vila Belmiro:

i) ARBITRAGEM: boa arbitragem na minha opinião, sem influência no resultado. Nenhum pênalti reclamado pelo Santos ocorreu, inclusive a bola que bateu na mão do corintiano Paulo André que, no momento do corte, estava de costas para o lance.

ii) CORINTHIANS: novamente o Corinthians jogou bem, a despeito do incrível número de gols perdidos. Repito que Tite, treinador detalhista e competente, precisa treinar o arremate de seus atletas, com frequência,  pois o Corinthians perde gols fáceis. Pato, que reclama por jogar pouco, quanto entra, nada faz, a não ser perder gols escancarados. Guerrero já não é o mesmo do começo do ano, e Sheik, apesar de lutar demais, tem jogado pouco com a bola nos pés. Os destaques corintianos nesta campanha foram Danilo, Paulinho e Gil, o melhor zagueiro da competição com sobras. Guerrero, ao menos até o jogo das quartas contra a Ponte Preta, também foi bem.
Creio que o Corinthians brigará pelo hexa do Nacional, sem precisar de muitos reforços, a não ser que seja para reposição de algum atleta que seja vendido. Maldonado, se estiver bem, é bom reserva pro meio campo, valendo o mesmo do Ibson que, se vier com comprometimento, pode encaixar bem no elenco.

iii) SANTOS: o time da baixada já não é o mesmo dos anos anteriores, e poderá perder Neymar, na minha opinião, equivalente a 80% do poderio ofensivo da equipe. Arouca não é o mesmo volante combativo de outrora, e Leo, apesar de manter o esforço, está com idade avançada para atuar como lateral. O Santos poderia fazer mais frente ao Corinthians, se Montillo estivesse em campo, mas mesmo assim, convenhamos, o argentino ainda não mostrou futebol convincente no time da Vila. O Santos precisa, no mínimo, de um lateral, um volante e um atacante, isto, caso Neymar continue. Se o craque sair, 2 novos atacantes deverão ser contratados.
Caso o Santos se reforce, ai sim Muricy poderá ser testado, haja vista que, atualmente, não apresentou nenhuma inovação (seja taticamente, ou mesmo mera jogada ensaiada), o que pode se justificar pela fragilidade do atual elenco. Eu gosto do Muricy, principalmente por achá-lo um homem confiável, circunstância não muito comum no futebol, e que faz ganhar os atletas (de bem né). Entretanto, dentro do campo, já faz tempo que a principal arma usada pelo Muricy são as bolas alçadas na área, tão velhas quanto o próprio futebol.

Parabéns ao Corinthians, legítimo campeão paulista de 2013, e recordista absoluto no Estado de São  Paulo (27 taças). Parabéns ao Tite e ao atual elenco, simplesmente campeão de tudo nos últimos anos (Paulista, Brasileiro, Libertadores e Mundial), o que faz do Corinthians, atualmente, o maior time do país.

Um comentário: