sexta-feira, 17 de maio de 2013

Eliminações na Libertadores: Corinthians e Palmeiras

Passo agora a escrever acerca das eliminações dos dois maiores rivais paulistanos, ocorridas nesta semana na Taça Libertadores da América:

1) PALMEIRAS 1 x 2 TIJUANA
O Palmeiras é limitado tecnicamente, jogou com desfalques importantes (Fernando Prass, Vilson e Valdivia), possui um atacante que não se sabe como se profissionalizou (Kleber), mas o que realmente fez com que o Palmeiras sucumbisse nas oitavas de final foi a falha grotesca do goleiro Bruno, no primeiro gol do classificado Tijuana. Foi praticamente um gol contra. Bruno parece ser boa pessoa, mas é muito inconstante e, pela idade, por não mais ser um garoto, creio, jamais perderá este vício. Pelo equilíbrio entre as equipes, o primeiro gol sofrido dificultou demais a missão alviverde, pois a linha de frente do Palestra é muito fraca, seja na criação, seja para finalizar. Os mexicanos, faltosos e desleais em alguns momentos, também jogaram pouco futebol, sendo que o maior destaque foi o segundo gol marcado pelo volante Arce, este sim um bom jogador, que inclusive encaixaria muito bem em várias equipes brasileiras (inclusive no Palmeiras). Outro bom valor do Tijuana é o zagueiro Gandolfi.
O melhor jogador palestrino na última terça foi Tiago Real que, inexplicavelmente na segunda etapa, atuou recuado como volante, deixando a armação a cargo do volante Souza, que, como meia, é muito fraco. Airton também jogou bem, contudo, também de forma inexplicável, foi preterido nas cobranças de falta pelo mesmo Souza, cujos arremates foram ruins.
Kleina não foi bem na armação da sua equipe, mormente no segundo tempo, onde zagueiro virou atacante, meia virou volante, ou seja, uma desorganização total que prejudicou a reação alviverde. O Palmeiras agora se preocupa com a Série B do Nacional, onde, creio, deverá conseguir a vaga de acesso à Série A.

2) CORINTHIANS 1 x 1 BOCA JRS
Não me lembro de nenhum jogo com tantos erros de arbitragem contra um time brasileiro, como os que ocorreram na última quarta feira no Pacaembu, a despeito de, infelizmente, ser muito comum na Libertadores arbitragem prejudicial aos times brasileiros (únicos de língua portuguesa no torneio). Na minha opinião, 2 gols legítimos e 2 penalits não foram marcados em favor do Corinthians que, diga-se de passagem, em ambos os duelos, não jogou bem. Contudo, mesmo sem praticar seu habitual bom futebol, não há como considerar justa a classificação do Boca, após ser beneficiado em 4 lances capitais da partida, sendo certo que, se não fosse pelo juiz Amarilla, o Corinthians seria o classificado.
Taticamente, no entanto, o Corinthians falhou, principalmente no primeiro tempo, onde deixou de sufocar o rival, atuando como se jogasse pelo empate, com certo marasmo. Em ambos os duelos das oitavas, Guerrero, Sheik, Romarinho e Cássio não atuaram bem, prejudicando a engrenagem alvinegra. Danilo, maestro do time, foi meramente razoável, sobrando Paulinho e Gil como únicos destaques. Alexandre Pato entrou mal nos dois jogos também, destacando-se seu gol perdido no segundo embate, debaixo da trave, após passar pelo goleiro.
O Boca, por sua vez, se não é brilhante tecnicamente, é experiente, frio e consciente, contando com Riquelme que, mesmo velho, é mortal, além de jogadores importantes como Erviti e Clemente Rodriguez. Orion também merece destaque, mormente pela catimba.
O Corinthians agora tem a final do Paulistão no próximo domingo, onde possui ligeiro favoritismo, além de aguardar a estréia na Série A do Nacional, e finais da Recopa contra o São Paulo.

3) BALANÇO DOS MEUS PALPITES NA LIBERTADORES
De todos os palpites meus para os confrontos das oitavas, acertei apenas 3 classificados, sendo eles: Fluminense, Newell´s e Independiente Sta. Fé. Apostei no Tijuana no começo dos duelos, mas alterei o palpite após o primeiro jogo no México, portanto, não o computo como acerto.
Mesmo com minha bola de cristal capenga, semana que vem postarei meus palpites para as quartas de final.

Abraços a todos!

9 comentários:

  1. foi roubo sim, mas achei falta no goleiro no segundo gol anulado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não achei não (apesar de ouvir opiniões iguais a sua sobre esse lance)...o mais discutível, pra mim, foi o lance do segundo penalti do Sheik, onde, apesar de empurrado, ele forçou um pouco a barra....mesmo assim, creio, os 4 lances prejudicaram o Corinthians....mas faz parte!

      Excluir
  2. Não se esqueça que temos a Copa do Brasil!!! Vamos ganhar todos os demais títulos este ano!!!!!!! Verás!!!!! PFAF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. copa do brasil ainda pegará fogo mesmo.....veremos o que vai dar!

      Excluir
  3. Recopa na casa do LOC!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Pra que serve a área pequena?! Pra quase nada, cobra-se o tiro de meta e... nesta área não é permitido tocar no goleiro. De modo que...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não achei falta não...o goleiro vai pra cima do Paulinho também....imagina se fosse em cima do Cássio, será que o juiz daria falta? Enfim, é um lance discutível, mas, pra mim, o gol foi legal também.

      Excluir
  5. Mas o pior mesmo foi o primeiro penalty que seria expulsao, liquidaria tudo.

    ResponderExcluir