terça-feira, 28 de maio de 2013

O critério do gol anotado fora de casa

Bom dia a todos.

Hoje explicarei as razões pela qual não aprecio o critério que dá mais força ao gol anotado fora de casa, adotado no início deste século em competições nacionais e europeias visando principalmente evitar que clubes visitantes se restringissem em se retrancar, buscando apenas o empate, prejudicando um duelo mais franco e aberto.

Seguem minhas razões:

i) gol é gol em qualquer lugar, seja dentro ou fora de campo. Não dá pra conceber o porquê que um time que vence em casa por 2x1, e depois perde fora por 1x0, é eliminado, mesmo com o placar agregado resultando empate por 2x2.

ii) a força do gol fora de casa pode até fazer com que o time visitante saia mais pro jogo, entretanto, resulta em maior retranca do time da casa, que, com medo de tomar gols no próprio domínio, deixa de atacar o rival.

iii) se um determinado time perde a primeira partida fora de casa sem fazer gols, e na partida de volta, toma uma gol precoce, este time praticamente deixa de jogar futebol, ou mesmo colocar em prática sua estratégia, pois terá de fazer 3 gols para se classificar, o que sabidamente é muito difícil. Neste exemplo, o time que está perdendo fatalmente passará a se afobar em seus ataques e, com o passar do tempo, se desaminará (muitas vezes precocemente), prejudicando o espetáculo.

iv) No exemplo do item anterior, o time que está perdendo, e jogando a segunda partida em casa, inflamado pela torcida, poderá também descambar pra violência, pois, perdido na bola, poderá tentar "aliviar" a derrota machucando os rivais (futebol, como se sabe, tem muito disso infelizmente);

v) o critério de privilegiar o gol fora mitiga a vantagem do time que disputa a segunda partida em casa, muitas vezes por ter feito a melhor campanha durante a primeira fase de um determinado torneio, circunstância que, na minha opinião, acarreta em injustiça. Antigamente, era comum ao time de melhor campanha ter a vantagem do empate nos confrontos eliminatórios. Hoje, tal vantagem é raramente constatada, sendo que a única vantagem remanescente é justamente decidir o jogo em casa, porém, com o critério do gol fora, esta vantagem é muito relativizada.

Amigos, basicamente estas são as razões pelas quais eu não aprecio a força extraordinária que o gol anotado fora de casa possui hoje no futebol.

E vocês, o que acham?

2 comentários:

  1. Concordo..depois de sua ótima explanação...acompanho o voto do Relator!!! Abs PFAF

    ResponderExcluir
  2. inclusive na final da libertadores tal critério não é utilizado (na Champions é um jogo só), daí tudo o que os jogadores treinaram tem de ser reavaliado, fica uma zona e também já cansei disso. abcs Viva Amarilla

    ResponderExcluir