terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Polêmica declaração de Lodeiro: quem é maior, Corinthians ou Boca?

Hoje as mídias sociais (mormente as voltadas aos assuntos esportivos) repercutiram em polvorosa a declaração de Lodeiro que, sem jogo de cintura (a exemplo de seu fraco futebol), declarou em entrevista que o Boca Jrs, seu atual time, é maior que o Corinthians, seu ex-clube. Obviamente que a polêmica poderia ser evitada, mas o atleta, certamente no intuito de ganhar moral com a massa xeneize, preferiu propagá-la.

É muito difícil mensurar a grandeza de times, ainda mais de países diversos. No caso de brasileiros contra argentinos, é indispensável considerar 2 fatores que favorecem os brazucas, sendo eles:

i) maior tradição do futebol brasileiro, pentacampeão mundial, contra dois títulos da Argentina, polêmicos e contestados, pois, em 1978 houve a provável compra da seleção peruana que se deixou golear pelos anfitriões (prejudicando o Brasil), e, em 1986,  em duelo duríssimo pelas quartas de final, Maradona decidiu o duelo contra a Inglaterra com um gol de mão, flagrantemente irregular.

ii) no Brasil temos 12 times grandes (4 de SP, 4 do RJ, 2 de Minas e 2 do Rio Grande) contra 4 times grandes da Argentina (River, Boca, Racing e San Lorenzo). Não precisa ser nenhum gênio para deduzir que é muito mais difícil a classificação à Libertadores prum time brasileiro do que prum argentino. Se estendermos a comparação ao Uruguai, terra de Lodeiro, a distância é ainda mais evidente, pois lá há somente 2 clubes grandes (Nacional e Penarol).

Outro ponto que evidencia a maior competitividade do futebol brasileiro são os regionais, inexistentes nos demais países, inclusive na Argentina. O Corinthians, citado na polêmica em epígrafe, reúne 26 canecos do Paulistão, onde disputa todos os anos contra Santos, São Paulo e Palmeiras, times igualmente gigantes e todos campeões continentais. Com efeito, são 4 campeões continentais num único estado dentro dum país. Quem conhece a história do futebol brasileiro, sabe que antigamente se dava muito mais importância pros regionais em detrimento da Libertadores, cujo interesse brazuca pela competição aumentou somente nos anos 90, após o bicampeonato conquistado pelo São Paulo.

Não se nega a grandeza do Boca (a exemplo do River, Racing, Estudiantes, Penarol, Nacional, Olímpia, etc...), seis vezes campeões da Libertadores e tri mundial. Porém, medir a grandeza dum clube tão somente por suas conquistas internacionais representa visão simplista e simplória, pois, se assim for, não há clube brasileiro que se compare ao falido Independiente argentino, sete vezes campeão continental, mas que há décadas malogra sem conquistas e sem dinheiro para montar um time meramente razoável.

Todos os grandes brasileiros, a exemplo dos argentinos e uruguaios, são gigantes sul-americanos, devendo, pois, serem igualmente respeitados, pois quando duelam entre si, tudo pode acontecer. Exemplo disto, foi o título da Libertadores de 2012 onde o Corinthians derrotou, com sobras, o Boca Jrs.

Abraços.  

2 comentários: