quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Análise do Grupo da Morte da Libertadores (grupo 2)

Sacramentada a classificação corintiana ontem com o empate em 1x1 contra o Once Caldas em Manizales, o grupo 2 desta edição da Libertadores promete ser acirradíssimo, pois reúne, além do atual campeão San Lorenzo, os arquirrivais paulistanos Corinthians e São Paulo.

São 3 campeões da Libertadores, 2 campeões mundiais, e somente 2 vagas para as oitavas de final. Na próxima quarta-feira, a Arena Corinthians receberá o primeiro Majestoso da fase de grupos, e o primeiro na Libertadores em toda a história. Este mesmo clássico encerrará esta fase, quando os rivais voltarão a se encontrar no estádio do Morumbi pela sexta rodada. Em suma, após meses de modorrento Brasileirão, até que enfim grandes emoções se avistam para os torcedores, principalmente os residentes da cidade de São Paulo. Os duelos certamente mexerão com a metrópole.

Complementando este grupo e correndo por fora nesta briga está o Danubio Futbol Club do Uruguai, time que jamais conquistou a América, porém, é o atual campeão de seu país, pelo que merece respeito. Nos últimos anos, a Libertadores tem apresentado algumas surpresas, como por exemplo, os quatro semifinalistas inéditos da edição passada. Mesmo assim, correndo risco de errar, pela menor tradição e inferior qualidade técnica em relação aos rivais, creio que os uruguaios ficarão em quarto lugar na chave.

O San Lorenzo atual é mais fraco que o campeão do ano passado, que, convenhamos, era um time nota 6,0 e olhe lá. Tecnicamente é inferior aos brasileiros, porém, é forte em seu estádio, tem tradição (principalmente dentro da Argentina onde é tido como um dos 5 grandes) e sabe jogar com catimba, a velha artimanha portenha que, volta e meia, acomete os brasileiros. Ao contrário dos rivais brasileiros no grupo, os argentinos perderam o Mundial de Clubes para o Real Madrid no final do ano passado, além de perderem a primeira partida da final da Recopa para o River Plate fora de casa.

Entre os rivais paulistanos, muito equilíbrio no papel, seja no time principal ou no elenco, entretanto, pelo que apresentaram até agora em 2015, vejo o Timão um pouco a frente do Tricolor, principalmente no entrosamento ofensivo que culmina com boas tramas do ataque alvinegro (a readaptação de Tite no comando é impressionante). O conjunto são-paulino, que ontem jogou bem contra o Santos na Vila pelo Paulistão, ainda não empolgou tanto quanto o do rival, porém, a diferença é pequena e, repito, no papel, o equilíbrio é rigoroso.

Simplesmente teremos de um lado, Jadson, Renato Augusto, Sheik e Guerrero (que não atuará na primeira partida, podendo ser substituído por Danilo, Vagner Love, ou Malcon). Do outro lado, Michel Bastos (em grande forma), Ganso, Luis Fabiano e Kardec (ou Centurioun, valendo lembrar que Pato não poderá atuar pelo Tricolor nos Majestosos). Os goleiros das duas equipes, que brilharam no Japão quando disputaram o Mundial de Clubes, também estão em grande fase.

Desde já não ficarei em cima do muro e, resumindo, creio que Corinthians e São Paulo avançarão para as oitavas. Uma coisa é certa: o ano boleiro de 2015 entrará para a história, pois, como bem disse Tite ontem a noite, os duelos serão gigantes.

Abraços    

2 comentários:

  1. Christian "El Muchacho" Braga12 de fevereiro de 2015 às 07:00

    Isso é o que chamo de análise detalhada. Agora sim tenho clara a dimensão da chave. Belo texto. E VAI CORINTHIANS!!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado meu amigo...vamos rumo às oitavas, confio no nosso time. Abraço

    ResponderExcluir