segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Danilo decide o derby paulista

A despeito da bizarrice da FPF em agendar o maior clássico do Estado para a terceira rodada, onde os clubes ainda entrosam seus grupos e adaptam os reforços recém contratados, Palmeiras e Corinthians realizaram bom jogo ontem na Allianz Arena, com vitória do Timão por 1x0, gol de (Zi)Danilo que, não me canso em dizer, é um dos maiores jogadores da história alvinegra e um verdadeiro privilégio vê-lo atuar.

O misto corintiano que entrou em campo no clássico, individualmente, era superior ao time escalado por Oswaldo Oliveira que, é bem verdade, ainda não contou com sua força máxima, haja vista os reforços que ainda não atuaram (O Palmeiras, portanto, não deixou também de ser um mistão). Coletivamente, a superioridade do time do povo saltou aos olhos, pois, mesmo atuando quase todo o segundo tempo com um homem a menos, o Corinthians conseguiu se defender sem maiores sustos, com boa compactação, tendo ainda a chance de matar o jogo num contra-ataque puxado pelo veloz colombiano Mendoza que, no momento do arremate, chutou em cima de Fernando Prass.

Achei injusta a expulsão do goleiro Cássio. Se é certo que tentou ganhar tempo fazendo cera que, é certo também que o juiz sanou esta artimanha com exagerados 6 minutos de acréscimo, pelo que vale a pergunta: se deu seis minutos acréscimos pela enrolação alvinegra, por que também expulsou o arqueiro corintiano? O alvinegro, pois, foi punido duas vezes, o que, repito, achei injusto.

No Corinthians gostei de Danilo, Mendoza, Bruno Henrique, Petros, Gil e Edu Dracena, que estreou muito bem num clássico quente e difícil, demonstrando que provavelmente formará boa dupla de zaga com o central suplente da seleção brasileira. Não gostei de Fábio Santos, que inclusive precisa melhorar seu futebol neste início de ano. Do lado alviverde, me agradaram Zé Roberto, Tobio, Robinho e Allione. Victor Hugo, no entanto, falhou bisonhamente no gol corintiano, juntamente com Fernando Prass que, experiente, deveria ter evitado o passe na fogueira dado ao zagueiro.

Incrível como Tite se readaptou bem ao Corinthians, após um ano de hiato no comando do elenco. Desde a vitória contra o Bayer Leverkusen, o Timão enche de esperança seus torcedores. Já Oswaldo de Oliveira, cujo auge no futebol brasileiro ocorreu há 15 anos atrás justamente no comando do arquirrival, precisa se acostumar com as cornetas e a pressão que habitualmente norteiam o Palestra, ainda mais atualmente onde o clube vive jejum de títulos importantes. É óbvio que o Palmeiras melhorará quando tiver todos os reforços a disposição, principalmente Arouca e Cleiton Xavier, valendo lembrar que o alviverde, ao contrário dos rivais da capital, teve de remontar seu elenco para 2015. E há muito ainda o que fazer.

Abraços    

Um comentário: