quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Parabéns ao Galo, legítimo campeão da Copa do Brasil

Há dois anos atrás o Galo amargava um enorme período sem títulos, sustentando-se apenas em regionais e na remota taça do Brasileirão de 71 (primeira edição da  história do Brasileirão).

Em 2013 o Atlético saiu da fila em grande estilo, ao vencer heroicamente a Libertadores da América, após decisões nas penalidades nas quartas de final, semifinal e final. Ontem, o Galo confirmou sua ótima fase em sua história, ao conquistar a Copa do Brasil pela primeira vez, em sua primeira final, e contra o Cruzeiro, seu arquirrival, após duas vitórias incontestáveis no duelo decisivo. Simplesmente, não há o que contestar nesta grande conquista atleticana.

Sobre a partida, o Galo foi melhor em todo o jogo, a exemplo do que já ocorrera no Independência, não dando chances para que o Cruzeiro impusesse pressão (pois precisava reverter os 2x0 inaugurais). A Raposa me pareceu desgastada e de ressaca pela confirmação do título do Brasileirão no final de semana, e não conseguiu ameaçar o rival, sem dúvida nenhuma mais concentrado e mais determinado a levantar a taça. Acho Cruzeiro e Atlético hoje os dois melhores times do país, tendo  a equipe celeste mais elenco, enquanto os onze titulares do alvinegro encontram-se em melhor fase.

Os destaques desta conquista atleticana dentro do campo são três: Tardelli (craque do time em ótima fase), Luan (jogador hábil e decisivo) e Dátolo (argentino raçudo de ótimos cruzamentos pra área). Fora de campo devemos exaltar o trabalho de Levir Culpi que, com calma, edução e ponderação, reformulou o sistema ofensivo do Galo, após as saídas de Bernard, Ronaldinho e Jô. O Galo de hoje é mais forte que o campeão da América no ano passado, e dificilmente perderia pro Raja Casablanca no Mundial de Clubes.

Por fim, tem-se que o Galo fez jus ao apelido de "Vingador" nesta conquista, pois, antes de bater o arquirrival na decisão, venceu de virada Corinthians e Flamengo, times de maior torcida no país, e que venceram o Atlético em finais de Brasileirão em 1999 e 1980, respectivamente. Parabéns ao Atlético por mais um título, reforçando sua ainda capenga sala de troféus. A torcida maravilhosa do Galo merece mais.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário