segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Briga acirrada pelo G4 e Cruzeiro 99,9% campeão

Não sou fã do sistema de pontos corridos por algumas razões, sendo uma delas a supervalorização da briga pela vaga na Libertadores que, de uns anos pra cá, obtém mais evidência do que a disputa pelo próprio caneco, o título de campeão, circunstância inimaginável na minha adolescência. Quem tem mais de 30 anos deve se lembrar da importância antiga que os regionais possuíam, sem falar no Brasileirão com eliminatórias que simplesmente paravam o País. Hoje, a emoção dos duelos "mata-mata" ficou a cargo da Copa do Brasil que, neste fim de ano, está goleando o Brasileirão.

Enfim, se a luta pela vaga no G4 é a mola mestra do Nacional/2014, esta última rodada definiu quem lutará pelas 2 vagas restantes (e que provavelmente virarão 3, em virtude da decisão da Copa do Brasil envolver dois times habitues do G4 do Brasileirão), sendo eles: Grêmio, Galo, Corinthians, Inter e Fluminense. Entendo que Cruzeiro e São Paulo praticamente garantiram os 2 primeiros postos, e o Santos, derrotado pelo Timão ontem, estacionou em 46 pontos ficando de fora nesta briga. 

Na próxima rodada, os pretendentes terão os seguintes duelos: 

i) Fluminense (54 pontos) x Botafogo
Clássico duríssimo pro tricolor carioca que enfrentará um rival desesperado e praticamente rebaixado pra série B. Cheiro de empate, pois, se o Flu é melhor tecnicamente, o Fogão tentará sua última cartada para manter viva a esperança de continuar na Série A em 2015.

ii) Criciúma x Grêmio (57 pontos)
O Criciúma é o lanterna e o que menos tem demonstrado força dentre os últimos colocados. Acho que o Grêmio (que não é nenhuma beleza), mesmo fora de casa, vence mais uma, ainda mais embalado pela ótima goleada sobre o arquirrival Inter no jogo de ontem.

iii) Bahia x Corinthians (57 pontos)
Sem Guerrero, sua principal estrela e esperança de gols, o Timão tentará bater o desesperado Bahia fora de casa para se manter na luta pela vaga na Libertadores. Não será fácil confiar em Malcom, Luciano e/ou Romero para furar a defesa baiana. Cheiro de empate, com ligeiro favoritismo ao Timão, mais forte tecnicamente (O Corinthians atuará sem Elias também).

iv) Internacional (56 pontos) x Goias
Inter e Corinthians são os dois times mais instáveis do certame pois, pelos elencos que possuem, não deveriam ter perdido pontos facilmente conquistáveis, principalmente dentro de casa. O Goiás está fraco nesta reta final e não segurará o Colorado que, no Beira-Rio, deve vencer.  

v) Galo (57 pontos) x Figueirense 
O Galo certamente privilegia a Copa do Brasil (onde disputará final histórica contra o rival Cruzeiro), pelo que deverá atuar com seu mistão contra o Figueira, de péssima campanha no returno. O mistão do Galo, que no sábado venceu o Palmeiras por 2x0 fora de casa, é favorito pra bater o rival de Santa Carina, pelo que aposto em vitória atleticana. 

Semana que vem analisarei os jogos restantes dos envolvidos na briga pelo G4, quando então apenas 12 pontos restarão em disputa.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário