segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Cruzeiro bicampeão; São Paulo e Corinthians na Libertadores; Palmeiras no sufoco

Epígrafe postada, vamos aos tópicos:

i) Parabéns ao Cruzeiro pelo bicampeonato consecutivo do Brasileirão, igualando-se a Palmeiras (72/73), Internacional (75,76), Flamengo (82/83), Corinthians (98/99) e São Paulo (2006/07/08 - único tri consecutivo), únicas equipes a conquistarem o Brasil seguidamente, o que não é fácil. A exemplo do ano passado, a Raposa demonstrou belo conjunto, entrosado e equilibrado (bom em todos os setores), e com boas peças de reposição. Sem dúvida nenhuma é o melhor elenco do país (se considerarmos apenas os onze titulares, gosto mais do time do Atlético/MG). 

ii) Durante o primeiro turno o Cruzeiro conseguiu emendar duas séries de 4 vitórias, terminando na liderança com sete pontos de vantagem pro segundo colocado. No segundo turno o time caiu de produção, até o jogo contra o Botafogo pela trigésima segunda rodada, pois, dai pra frente, foram mais quatro vitórias consecutivas, garantido a taça com duas rodadas de antecedência. É inegável, pois, a supremacia da equipe mineira, cujos destaques (além do conjunto) são Fábio, Ricardo Goulart e Everton Ribeiro, mais uma vez cotado para ser o craque do campeonato (o que pauta inclusive o nível técnico do certame, mais ou menos nota 6,5).

iii) Se o Cruzeiro é campeão, São Paulo e Corinthians também saíram vitoriosos da rodada, tendo o Tricolor garantido vaga na Libertadores, e o Timão colocado um pé e meio no torneio sul-americano, bastando apenas um empate nos dois últimos jogos (Flu e Criciúma), onde o time, creio, deverá obter no mínimo mais 4 pontos. Provavelmente a trinca do Brasileirão já está garantida (Cruzeiro, São Paulo e Corinthians), bastando uma vaga (ou duas, dependendo do campeão da Copa do Brasil) para Inter, Grêmio e o próprio Galo, caso a Raposa vire o placar da Copa do Brasil na próxima quarta. 

iv) O São Paulo hoje é o segundo melhor time do país, contando com ataque poderoso e defesa razoavelmente sólida, e que melhorou com o retorno de Toloi. Michel Bastos foi reforço precioso, e Kaká encaixou bem no meio campo, sendo incerta, inclusive, sua saída no final do ano. Incerta também é a famigerada aposentadoria de Rogério Ceni, que mais uma vez ensaia adiá-la. O goleiro, é bem verdade, encontra-se atualmente em boa fase, após uma série de vacilos cometidos em jogos meses atrás. 

v) O Corinthians bravamente avança na luta pela vaga na Libertadores/2015, bastando agora um mero empate contra dois adversários inferiores e praticamente sem pretensões no certame (Flu fora e Criciúma em casa). A vitória de ontem contra o Grêmio foi merecida, pois o alvinegro foi quem ditou o ritmo do jogo e criou as melhores chances, sendo que os lances reclamados pelo Grêmio não procedem, principalmente a inexistente penalidade em lance que envolveu Fábio Santos. De se lamentar a deprimente entrevista de Felipão no pós jogo, tentando justificar o malogro de seu time nas costas da arbitragem, como também dando a entender que as vagas na Libertadores estão direcionadas para equipes paulistas. Felipão está nitidamente ultrapassado, dentro e fora de campo. 

vi) Não gostei do trabalho de Mano Menezes ao longo deste ano, porém, confesso-lhes que respeito muito o profissionalismo demonstrado nesta reta final do Brasileirão. Após a trágica eliminação na Copa do Brasil contra o Galo, Mano foi execrado e previamente "dispensado" do cargo por Mário Gobbi, que justificou a manutenção do técnico tão somente no preço de sua multa rescisória contratual. Mano tinha tudo para jogar sua toalha, porém, motivou a equipe para avançar no campeonato, e emendar uma até então inédita série de vitórias que alçou o clube à terceira colocação. Parabéns ao Mano pela sua reta final. 

vii) Por fim, o Palmeiras, que judia brutalmente de sua apaixonada torcida e que sofrerá nestas duas últimas rodadas onde decidirá sua permanência na Série A, em pleno ano do centenário do clube. Os duelos serão duros (Inter fora e Furacão em casa), ainda mais se considerarmos a fragilidade técnica do alviverde, sofrível de ver jogar, sem inspiração alguma, capenga na retaguarda e com parco poderio ofensivo. Sinceramente, não sei se o Palmeiras voltará a pontuar neste Brasileirão, sendo que o principal esteio do time é a incompetência de seus rivais. Basta uma vaga pro Z4 na minha opinião (Bahia, Botafogo e Criciúma já eram), e que será "disputada" entre Palmeiras e Vitória. Se ambos os times perderem na próxima rodada (o que é provável, pois ambos atuarão fora de casa), a pressão na Arena Palestra será insuportável na última rodada. 

Abraços;     

Nenhum comentário:

Postar um comentário