quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Parabéns a Flamengo e Ponte Preta!

Bom dia a todos, seguem meus habituais tópicos acerca do tema em epígrafe:

i) Com justiça, o Flamengo conquistou sua terceira Copa do Brasil, igualando-se ao Corinthians, e se tornando um dos maiores vencedores desta tradicional competição boleira. Ontem, a exemplo do que já havia ocorrido em Curitiba, o Rubro-Negro foi mais valente e corajoso do que o rival, tendo mais iniciativa de jogo, e criando as jogadas mais perigosas, de forma que o título é merecido e inconteste;

ii) Destaques individuais do Flamengo: Hernane, artilheiro nato, com faro de gol, e que não some em partidas decisivas; Elias, misto de volante com meia, hábil e inteligente, que sabe arrematar ao gol com precisão e tranquilidade; Paulinho, o melhor jogador da partida ontem, tendo demonstrado garra para defender e atacar, e autor da linda jogada que ensejou o primeiro gol dos flamenguistas. Paulinho, aliás, atuava pelo XV de Piracicaba, time do interior paulista, porém, estranhamente não chamou a atenção dos dirigentes dos grandes de São Paulo.

iii) A atual diretoria do Flamengo, felizmente na contramão das anteriores, além de ter contratado bem o Paulinho, fez bom negócio em manter o técnico Jayme no comando da equipe, pois, além de contar com a confiança e simpatia do grupo, armou um sistema defensivo eficiente, que marca forte quando recuado, e sem fazer muitas faltas. Defendendo bem, o Flamengo consegue tranquilidade para atacar (ou contra-atacar), contando com o bom aproveitamento da sua dupla de atacantes, inicialmente desacreditada.

iv) Já o Atlético/PR, que na minha opinião é mais time, fraquejou demais e foi covarde, tendo no experiente Paulo Bayer, o melhor exemplo deste malogro. O Furacão, campeão brasileiro em 2001, e vice campeão da Libertadores em 2005, sentiu o peso da final, evidenciando que é time médio no Brasil, ainda longe de conseguir status de grande. Ontem, era visível a irritação do técnico Mancini com a inapetência ofensiva de sua equipe, que sentiu demais a falta do meia Everton. Resta ao Furacão manter a ótima campanha que faz no Brasileirão, a fim de conquistar a vaga para Libertadores da América.

v) Heroica e indiscutível a classificação da Ponte Preta à final da Copa Sul-Americana, justamente na estréia da Macaca em competições internacionais. A Ponte superou o episódio da perda do mando do próprio estádio, causado pelo rival (e que, na minha opinião, serviu para inflamar ainda mais o time campineiro), e venceu o Tricolor pelo placar agregado de 4x2, ou seja, a Ponte Preta é quem foi soberana no duelo. Na final, contra Lanus ou Liberta (que hoje decidem a segunda vaga pra final), a Macaca novamente entrará como azarão, porém, pra quem já bateu 2 campeões de Libertadores (Velez e o próprio São Paulo), nada mais parece impossível.

Por fim, lamento demais o falecimento de Fabio Luis Pereira e Ronaldo Oliveira dos Santos, dois dos trabalhadores da nova Arena do Corinthians, vitimados pelo acidente ontem na Arena Corinthians. Lamento, outrossim, a pobreza de espirito de alguns "torcedores" rivais que se apegaram nesta tragédia para mais uma vez exaltar o triste sentimento de ódio clubístico.

Abraços a todos!

2 comentários:

  1. MESTRE ELIAS,

    O FLAMENGO É A COISA MAIS LINDA DO MUNDO ... KKKKKKKK


    PS: Vc esqueceu de dizer que o LUIZ ANTÔNIO foi o melhor em campo na final de ontem !!!

    ResponderExcluir
  2. Luiz Antonio, contrariando a própria torcida que até então o criticava, foi bem mesmo, assim como o Amaral que, apesar de limitado, é bom marcador e valente.

    ResponderExcluir