quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Parabéns ao Cruzeiro - BI-campeão brasileiro!

Bom dia a todos, inicio meu post parabenizando o Cruzeiro pelo segundo título brasileiro conquistado, legitimamente, e com 4 rodadas de antecedência, circunstância que evidencia a qualidade da equipe.

O Cruzeiro foi montado a baixo custo (considerando-se os preços no mundo da bola), com jogadores relegados pelas ex-equipes, mas que formaram um grupo unido e vencedor, bem capitaneado pelo promissor treinador Marcelo Oliveira que, ontem, em suas falas pós jogo, demonstrou humildade na comemoração. Bom sinal.

O Cruzeiro apresentou também o melhor jogador do campeonato, Everton Ribeiro, revelado pelo Corinthians, mas que mostrou sua capacidade na equipe Celeste. Fábio comprovou ser um dos mais regulares goleiros do país, e a dupla Borges e Dagoberto, a exemplo do que já havia ocorrido no São Paulo, mostraram que são bons em anotar gols.

Ao contrário da maioria da mídia boleira, na minha opinião, o Cruzeiro não conquistou o tricampeonato brasileiro, mas sim o bi, pois não reconheço a unificação de Brasileirões praticada pela CBF recentemente, unificando os antigos torneios nacionais que sabidamente possuíam outras características. Para se ter uma idéia, o primeiro título nacional do Cruzeiro, a Taça Brasil de 1966, contou apenas com 8 jogos do time mineiro, o que obviamente não se compara, por exemplo, com as conquistas celestes de 2003 e 2013, onde foram disputadas 38 rodadas pra premiar o campeão. Copa não é campeonato, e, pois, não podem ser equiparados.

O Cruzeiro conquistou seu terceiro título nacional (afora as 4 Copas do Brasil que possui), mas "apenas" seu segundo brasileirão, o que, convenhamos, é digno demais. Essa, ao menos, é minha opinião.

Por fim, tem-se que esta conquista do Cruzeiro manchou um pouco o ano dourado do rival Atlético que, após décadas, conseguiu sair da fila com a inédita e brilhante conquista da Libertadores no meio do ano. O Cruzeiro, mais campeão em sua história, podia deixar barato, mas não, premiou sua torcida com um grande título também.  Atualmente, deve ser destacada a força do futebol mineiro, o que é salutar pro futebol nacional.

Abraços a todos e, ao que parece, a exemplo dos anos anteriores, mais uma vez o Botafogo malogrará, deixando ainda mais chateada sua sofrida torcida, tão carente de conquistas importantes há tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário