sexta-feira, 11 de julho de 2014

Alemanha x Argentina disputarão a Copa pela terceira vez

Bom dia a todos, passada a tormenta após a acachapante (haja eufemismo) derrota brasileira por 7x1 na última terça-feira, informo-lhes que meu placar percentual para a final da Copa do Mundo é o seguinte: Alemanha 60% x 40% Argentina. Com efeito, não há como negar o favoritismo alemão que, hoje, possui a melhor seleção do planeta, seja no time titular, seja no banco com ótima opções para alterar o rumo do jogo.

A Alemanha massacrou o Brasil, não só pela fragilidade tática, técnica e emocional dos anfitriões, mas também pela ótima atuação de seus atletas, disparadamente a melhor na Copa. Muller, Oezil e Kroos foram fundamentais, destacando-se a incrível solidariedade do time quando atingia a meta brasileira, sempre com o passe preciso pra quem se encontrava em melhor posição para finalizar. O melhor jogador alemão na minha opinião foi o volante Khedira, um monstro no meio-campo, e que sozinho atuou melhor que todos os volantes brasileiros que participaram do massacre.

A Argentina mais uma vez não jogou bom futebol contra a Holanda, que também não atuou bem contra os hermanos. Impressionantes os erros em cruzamentos e bolas paradas, principalmente por parte de Messi e Sneijder, de quem se esperava mais. Di Maria fez muita falta, e o melhor jogador portenho foi o volante Mascherano, um verdadeiro leão que, dentre outros lances, salvou bravamente seu país de um gol certo que seria anotado por Robben no final do tempo regulamentar. Robben, ao lado de Kuyt (jogador incansável que me agrada muito), foram os principais holandeses da semifinal, porém, o craque atacante tem um defeito que o persegue há tempos: ajeitar demais a bola antes do arremate. A exemplo do que ocorreu na final de 2010, Robben mais uma vez perdeu o gol que garantiria a vitória de sua seleção. Enfim, só erra quem aparece pro jogo e chama a responsabilidade, circunstâncias sempre vislumbradas no craque holandês, um exemplo de futebolista.

Na final, a Argentina dificilmente alterará sua escalação com 3 atacantes abertos, o que pode ser considerado suicídio contra o forte e compacto time alemão. Todavia, afora os 3 atacantes, os demais argentinos se desdobram por todo o campo para ajudar os defensores, cujo miolo de zaga surpreendentemente vem atuando muito bem, principalmente o zagueiro Garay, um dos melhores da Copa. Messi, bem marcado até agora em quase todas as partidas, terá dificuldades para criar jogadas perigosas para Higuain e Lavezzi. Na final, Di Maria fará mais falta do que fez contra a Holanda. Duvido, porém, que a Argentina passará o mesmo vexame que o Brasil, pois Sabella treinou melhor sua equipe e criou um sistema de jogo bem mais efetivo defensivamente, de forma que o duelo tem tudo para ser mais equilibrado. Não fico em cima do muro, e como gosto muito dos nossos vizinhos, sou Argentina na final. As habituais gozações contra o Brasil costumam me divertir, e fazem parte do bom folclore do futebol.

Quanto ao Brasil, resumidamente, os problemas foram: ausência de treinamentos mais específicos e habituais; ausência de safra boa de jogadores, o que passa pela nossa precária categoria de base onde impera favorecimentos escusos e o medo de perder dos "professores"; deslumbramento com um time meramente bom (nota 6,0 ou seja, nada de excepcional); defasagem da comissão técnica; muita propaganda, principalmente por parte do nosso comandante gaúcho.

Concordo com os que pregam uma larga renovação no nosso futebol, principalmente na cartolagem, pois Marin e Del Nero são suspeitos (haja eufemismo), e certamente nada entendem de bola.

Abraços.

Um comentário:

  1. Don Elias.....de fato a safra de jogadores é a pior de todos os tempos....admiração por Paulinho e David Luiz (mais raçudo do time)....mas faz tempo que nossa seleção não passa de um time comum, com um técnico comum (mesmo em seu auge, nunca foi bom treinador, não trouxe nenhuma inovação ao futebol, pelo contrário) time comum que passaria dificuldades em campeonato estadual ao meu ver....jogadores perdidos..limitados à orientação tática do tabuleiro de botão...ou seja sabiam guardar posição apenas...sem saberem o porque e qdo sair destas....time sem alma...não vimos nenhum diferencial de raça, esforço, determinação...apenas um excesso de emoção melindrosa que beirava a sensibilidade infantil....que ao invés de acender a gana da vitória e raça, alimentava o medo da derrota.....Fato que chegamos até onde chegamos muito mais pelo medo e respeito dos adversários anteriores (respeito conquistado pelas gerações anteriores) que temiam levar um vareio....do que pelo futebol bem jogado.....o que me dói é que, com todas minhas críticas à forma como o evento foi trazido ao país....mesmo com todas as dificuldades eu estava tentando me identificar com a atual seleção esperando raça e determinação...algo que não faltou a quase todas as demais seleções...enquanto nossa seleção parecia molecada de escolinha de futebol...parabéns pela postagem..!!!! e Vai Corinthians!!!! Abs PFAF

    ResponderExcluir