segunda-feira, 24 de junho de 2013

Semifinais da Copa das Confederações

Bom dia amigos, bons jogos marcaram esta rodada final da primeira fase da Copa das Confederações, rodada esta que definiu os semifinalistas, sendo eles (incluindo-se, desde já, meus palpites percentuais):

1) BRASIL 60% x 40% URUGUAI
O Brasil demonstrou indiscutível evolução dentro da Copa das Confederações, destacando-se a goleada de 4x2 aplicada na Itália no clássico ocorrido no último sábado. Neymar melhorou sensivelmente seu futebol, os laterais e o miolo de zaga encontram-se definidos, assim como os volantes, com destaque para o corintiano Paulinho, que inclusive está se transferindo para o Tottenham da Inglaterra (Paulinho que, contundido, não jogou contra a Itália, deve voltar ao time pra enfrentar o Uruguai). Fred anotou 2 gols importantes contra a Itália, afastando um pouco o fantasma do seu reserva direto, o atleticano Jô, que nas últimas duas partidas havia entrado no segundo tempo e marcado 2 gols. Fred é muito mais jogador que o Jô, e merece ser titular ao lado do Neymar. Hulk, muito criticado pela imprensa e pelos torcedores (inclusive por mim), jogou bem contra a Itália, seja no aspecto tático-defensivo, seja ofensivamente, dando trabalho com suas arrancadas que alia força e velocidade. Lucas é muito mais técnico que o Hulk, porém, não possui a mesma funcionalidade tática que o titular, sendo esta a razão principal que o mantém na equipe.

O Uruguai se classificou como segundo do seu grupo, tendo vencido Nigéria e Taiti, e perdido da Espanha na estréia, após pouco tocar na bola durante a partida. O time possui poderoso trio ofensivo, composto por Cavani, Suarez e Forlán, porém, o resto da equipe é envelhecido e sem muita técnica. Muslera, goleiro treinado por Tafarrel no Galatasaray, é inconstante e falha muitas vezes, e a dupla de zaga, Lugano e Coates, é lenta e muitas vezes faltosa. Enfim, creio que o Brasil possui no mínimo 60% de chances de avançar à final, pois, além de jogar em casa, é superior ao Uruguai em todos os setores, inclusive no ataque, onde o equilíbrio é maior.

2) ESPANHA 65% x 35% ITÁLIA
Esta semifinal repete a final da última Eurocopa, onde a Fúria bateu a Azzurra por 4x0, num dos dias mais  festejadas da história do futebol espanhol. De lá pra cá, as seleções pouco mudaram, razão pela qual acredito em nova vitória da Espanha, que também é superior à Itália em todos os setores de equipe. A vantagem espanhola aumenta, uma vez que Balotelli, destaque italiano, não reunirá condições de jogo, diminuindo consideravelmente o poder de fogo da Azzurra. A zaga italiana também não anda em boa fase, falhando demais em lances fáceis, contrariando a boa (e justa) fama da antiga escola de zagueiros do país, uma das melhores do mundo.

Incrível como a Espanha toca a bola com perfeição e eficiência, sem muita pirotecnia, num sistema de jogo que sufoca os adversários e os leva a exaustão, meramente por ter de correr atrás da Fúria, que parece anotar os gols quando bem entende. Entretanto, nesta última partida da fase inicial, a Espanha teve dificuldades em controlar a Nigéria que, se tivesse melhor pontaria, certamente teria complicado a partida. Os 3x0 anotados pelos espanhóis contra os africanos, desta vez, não representaram melhor justiça.

Abraços a todos! 

4 comentários:

  1. Grande Elias, acrescento apenas uma coisa, o atual Uruguai é mais rodado que o Brasil, se o tempo for passando pode melhorar para eles, de qualquer forma o que já valeu nessa Copa é que nossa seleção mostrou que melhora quando treina. abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade, e que ponto chave para uma equipe evoluir é entrosamento, mínimo que seja!
      abraços

      Excluir
  2. Concordo acho que a Italia sem o Balotelli que na teoria é desfalque para esse jogo nao tem chance nenhuma contra a Espanha. Qto ao Brasil acho que o Uruguai é leão banguela, provavelmente ganharemos a nao ser que o time sinta muito o clima da decisão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai....e alias, Brasil x Espanha, se confirmar, será grande final....melhor programa do final de semana....hehehehe

      Excluir