segunda-feira, 17 de junho de 2013

1ª Rodada da Copa das Confederações

Bom dia a todos.....na minha opinião, tivemos 3 bons jogos neste final de semana pela Copa das Confederações, sendo que seguem minhas considerações:

1) Brasil 3 x 0 Japão
Boa atuação da seleção brasileira que, desta vez, na minha opinião, efetivamente demonstrou evolução técnica e tática. O time encontra-se praticamente pronto na zaga e no meio de campo, sendo que a dúvida no ataque restringe-se a escalação do Hulk ou Lucas como quarto homem de meio de campo, mais próximo da dupla de ataque. Discordo dos que acham que o Jô pode tirar a vaga do Fred, pois o avante do Fluminense é infinitamente superior ao atleticano, que vive boa fase, mas não é jogador de seleção brasileira. Incrível como jogando no Galo, Ronaldinho ajudou e muito nas convocações de Rever, Bernard e Jô, porém, o meia mesmo não foi convocado. Coisas de Felipão. No mais, continuo discordando da titularidade do Julio Cesar e do Hulk, que na minha seleção sequer seriam convocados.
O Japão é fraco, e novamente agonizará na Copa do Mundo, porém, o amistoso foi válido, ainda mais se avaliarmos a boa atuação do Neymar (até que enfim rendeu pelo Brasil), do Paulinho (cada vez mais longe do Corinthians com seus gols pela seleção) e da dupla de zaga (Thiago Silva e Davi Luiz), uma das melhores do mundo. Insisto que o Brasil encontra-se abaixo de Espanha, Alemanha e Argentina, contudo, caso a evolução persista até a Copa, o Brasil poderá lutar pelo hexa.  

2) Itália 2 x 1 México
O placar não evidenciou a superioridade italiana durante o jogo de ontem, com grande destaque para Balotelli e Pirlo, esse último, um dos únicos 3 craques que a Itália já produziu, ao lado de Totti e do inesquecível Roberto Baggio (o melhor italiano de todos os tempos). A Itália me surpreendeu, pois atuou com desenvoltura e qualidade, não se restringindo ao seu tradicional futebol de retranca e força, muitas vezes vitorioso, porém, quase sempre em encantar. Particularmente, só não entendo o porquê que El Shaarawy (avante do Milan) é reserva. Como de costume, o sistema defensivo italiano impõe respeito, apesar da falha clamorosa no lance que resultou no gol de empate mexicano. A Azzurra tem real possibilidade de lutar pelo pentacampeonato ano que  vem, encontrando-se num segundo escalão de seleções, juntamente com o Brasil
O México, cujas únicas estrelas são os atacantes Chicharito Hernandez e Giovani dos Santos, não deve fazer boa campanha no Brasil-2014, haja vista que o time é meramente brigador, sem desenvoltura técnica, e sem um meia capaz de armar jogadas para equipe, como antigamente faziam Zago e Blanco.

3) Espanha 2 x 1 Uruguai
Outro resultado que não evidenciou o tamanho da superioridade espanhola, haja vista que a Fúria dominou toda a partida, destacando-se o excelente primeiro tempo com bons toques curtos e rasteiros, boa velocidade, enfim, características que, na minha opinião, alçam a Espanha a condição de melhor seleção do mundo e principal favorita pra conquistar o bicampeonato mundial. A Espanha me passa a impressão de que quando quer jogar, não dá pra nenhuma seleção igualar seu futebol insinuante. Nem a Alemanha consegue fazer frente aos espanhóis num dia iluminado. O único problema da Furia é a defesa, alta, lenta e caneluda, porém, pelo próprio sistema de jogo espanhol, com domínio de posse de bola e toques rápidos, esta fragilidade fica mitigada. Xavi e Iniesta são, na minha opinião, os 2 melhores meias do futebol mundial na atualidade, circunstância que explica o domínio dos espanhóis nos últimos anos.
O Uruguai, dono de bom poderio ofensivo, não possui sequer um meia capaz de reger seus bons atacantes, como por exemplo, Alvaro Recoba fazia anos atrás (na época dele, o Uruguai não possuía bons atacantes). Não creio em título uruguaio no próximo mundial, mas creio na classificação da Celeste pra Copa, atualmente ameaçada nas eliminatórias sul-americanas. Forlan tem que ser titular, ao lado de Cavani e Suarez, sendo que o atacante colorado pode inclusive ser recuado para fazer a função de meia, bem próximo aos outros dois avantes.

Hoje jogarão Nigéria x Taiti, fechando a primeira rodada desta Copa das Confederações, jogo este que, sem dúvida, é o mais fraco de toda a competição.

Abraços a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário