terça-feira, 11 de junho de 2013

Seleção brasileira e eliminatórias sul-americanas

Bom dia a todos....não vi integralmente o amistoso entre Brasil x França ocorrido no último domingo, onde nossa seleção venceu por 3x0, na primeira vitória contra uma seleção de primeiro escalão do futebol mundial, pós Copa-2010. Apesar do placar, e de observar alguns avanços no time, a França que jogou contra o Brasil foi um combinado capenga, sem muitos titulares, e sem a principal estrela do país, Franck Ribéry (atleta do atual campeão europeu Bayern).

O Brasil, na minha opinião, tem de jogar com Lucas, Oscar, Fred e Neymar como seu quarteto ofensivo. Hulk não é jogador para seleção brasileira, sendo que até hoje não sei ao certo qual sua posição de ofício, ou seja, se é centroavante, ponta de lança, meia, etc...O quarteto supracitado é composto por jogadores  rápidos, envolventes e habilidosos, sendo eles as melhores opções ofensivas que o Brasil possui. No gol, eu tiraria Julio Cesar, pois encontra-se ultrapassado e sem os reflexos de outrora. Julio atua num timeco inglês (Queens Park Rangers), rebaixado pra segundona local, o que significa que o goleiro treina habitualmente com atletas de baixo nível técnico, prejudicando sua capacidade atual. O melhor goleiro do Brasil pra mim é o Rafael do Santos, seguido do Fábio do Cruzeiro e do Jefferson do Botafogo.

Na zaga, o Brasil encontra-se bem servido com Thiago Silva e David Luiz. Esse último, no entanto, não deve ser deslocado pra volante, como sugerem algumas especulações, haja vista que o Brasil possui bons volantes de ofício, não sendo necessário improvisar atletas no setor. Ainda para zaga, eu chamaria Gil do Corinthians e Dedé do Cruzeiro para suplentes. Particularmente, se fosse técnico do Brasil, privilegiaria jogadores que atuam em nosso futebol, caso o nível fosse o mesmo do concorrente que atua no estrangeiro.

Na minha opinião, o Brasil hoje encontra-se no segundo escalão de seleções (juntamente com  Inglaterra, Uruguai, Portugal, Itália e Holanda), atrás de Espanha, Alemanha e Argentina, francas favoritas pra Copa do Mundo ano que vem.

Hoje tem importante rodada das eliminatórias sul-americanas pro Mundial-2014. Seguem meus palpites:

i) Equador 1 x 1 Argentina;
ii) Chile 3 x 1 Bolívia;
iii) Colômbia 1 x 1 Peru;
iv) Venezuela 1 x 2 Uruguai;

Abraços a todos!  

4 comentários:

  1. o jeito será torcer para, em um ano, as boas seleções caiam na mesmice e a brasuca melhore, dá tempo, como está semifinal é título. abcs

    ResponderExcluir
  2. Verdade....daqui até a copa muita coisa há de rolar....por enquanto, seguimos atrás das principais seleções citadas no texto...abraço!

    ResponderExcluir
  3. Gil, do Corinthians?! Por que, mesmo? O próprio Dedé caiu muito, hoje é uma incógnita.
    Mas eu acho que o Felipão deve gostar da idéia de avançar o David Luiz pra volante... aí eu iraia de Miranda na zaga.
    E eu iria com um trio de volantes versáteis, Ramirez, Paulinho e Hernanes, nada de brucutu. Aí, sobrariam só 3 vagas na frente, que seriam Oscar, Neymar e Fred. O Lucas pode esperar o segundo tempo, dependendo da circunstância... Mas essa molecada pode não aguentar o tranco, aí a força do Hulk pode prevalecer... ou mesmo La Bestia, o Júlio Batista, que fez uma ótima temporada no surpreendente Málaga.

    ResponderExcluir
  4. O Gil tá jogando muito, mas o Miranda também é ótimo zagueiro....páreo duro....Julio Baptista discordo.....e o trio ofensivo com o meio campo que voce escalou está quase perfeito.....eu botaria o Lucas ao invés do Oscar!

    ResponderExcluir