terça-feira, 13 de novembro de 2012

FLUMINENSE CAMPEÃO MAIS UMA VEZ

Bom dia amigos, hoje falarei em tópicos acerca do título do Nacional/2012 conquistado pelo Fluminense:

i) A conquista do Flu foi justa, haja vista que o time liderou todas as boas estatísticas do campeonato (melhor ataque, defesa, etc...), com grande destaque pra campanha fora de casa, onde o clube de Laranjeiras conseguiu simplesmente o mesmo número de pontos conquistados em casa, circunstância primordial pra quem pensa em ser campeão de campeonato com pontos corridos;

ii) O Fluminense foi mais beneficiado do que prejudicado pelos erros de arbitragem ao longo do campeonato, contudo, esta circunstância, na minha opinião, nem de longe tira o mérito da conquista tricolor. Principalmente no segundo turno, o Flu foi soberano em sua campanha, vencendo jogos fáceis e difíceis, sem vacilar, mesmo não praticando futebol de encher os olhos.

iii) Destaques do campeão: Fred em primeiro lugar. Sem dúvida, é o melhor centroavante do país, e um dos melhores do mundo, estando a frente de Luis Fabiano, Vagner Love, Emerson Sheik, etc....apenas Neymar rivaliza com o atacante tricolor, em perigo ofensivo. No mais, Diego Cavalieri, Gum, Wellington Nem e Thiago Neves foram destaques, sem falar do treinador Abel Braga, indiscutivelmente um dos melhores do país.

iv) O Fluminense vence seu terceiro título de campeonato brasileiro, considerada a fórmula de turno e returno adotada a partir de 1971, quando o Galo foi campeão. O clube computa como quarta conquista, considerando como Nacional a Taça Roberto Gomes Pedrosa vencida em 1970, cuja fórmula era bem semelhante a atual. Assim, dá até pra se considerar o Flu como tetra, pois a edição de 1970 se aproxima bem mais da versão atual do que das versões anteriores a 70, onde torneios com meia dúzia de partidas levava uma equipe ao título, circunstância que, na opinião deste blogueiro, não se equipara a campeonato brasileiro. Copa não é campeonato.

v) Mantido o atual elenco, com mais alguns reforços, o Fluminense entra forte na disputa pela Libertadores/2013, onde tentará sua primeira taça internacional. A briga promete, ainda mais se considerarmos os rivais brasileiros, como o atual campeão continental Corinthians, e os sempre copeiros São Paulo e Grêmio.

vi) Por fim, me parece claro quais são as principais equipes hoje no futebol brasileiro: Fluminense, Corinthians, São Paulo, Galo e Grêmio são as principais forças do país, com poderio para enfrentar qualquer equipe no Brasil e no mundo. A próxima Libertadores da América promete!

2 comentários:

  1. Grande Mestre! Post ótimo, mantendo o nível dos demais. Embora reconheça a efetividade e competência do Fred, ainda mais em jogos decisivos, não vejo ele melhor que Sheik e Luis Fabiano. Nesse campeonato foi, sem dúvida, mas tecnicamente o coloco no mesmo patamar dos citados por vc. Grande abraço e saudações tricolores...o paulista!

    ResponderExcluir
  2. o São Paulo mostrou que melhorou mas falta mais, não ganhou de nenhum acima dele na tabela, e tem de botar as barbas de molho pois há 9 pontos em disputa, sendo um jogo fora e outro clássico.....o título da Sulamericana é mata-mata e tudo pode ocorrer....sobre o Flu, que se lasque, sem a Unimed cai para a terceira de novo, mas neste ano mereceu. abcs

    ResponderExcluir