quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Mundial de Clubes Fifa

Boa tarde a todos (quase boa noite), nesta semana foram definidas as chaves do Mundial de Clubes Fifa/2012, onde o Corinthians, representante sul americano e brasileiro, jogará o torneio a partir da semifinal contra: Auckland City (time da Nova Zelândia), representante japonês ou africano.

Na minha opinião, o Corinthians tem o caminho um pouco facilitado, em virtude de evitar o confronto com o Monterrey do México, esse, na minha opinião, a terceira força do torneio, com efetivas condições de desbancar o Chelsea, em provável confronto pela outra semifinal. O futebol mexicano é perigoso, apesar de pouco vencedor, valendo lembrar que recentemente conquistou o ouro olímpico, justamente em cima da seleção brasileira.

Do lado do Corinthians, creio que o mais complicado será o eventual adversário africano, inclusive com possibilidades de ser o Mazembe, algoz do Colorado do Sul na edição de 2009. O futebol africano é mais bem jogado que o japonês que, por sua vez, possui mais disciplina tática.

Mesmo com eventuais dificuldades, creio, Corinthians x  Chelsea farão a final do mundial, contudo, ao menos pra mim, é cedo ainda para prognósticos, haja vista que ainda faltam quase 3 meses pro início do torneio.

Por fim, esclareço que, na minha opinião, o Mundial de Clubes Fifa é a terceira conquista em grau de importância pra qualquer clube brasileiro. Entendo que Taça Libertadores da América e Campeonato Brasileiro são conquistas mais valiosas, principalmente pelo número de partidas que exigem para que o título seja atingido.

O Mundial de Clubes tem glamour, representando bela cereja do bolo, contudo, é tratado em segundo plano pelos europeus que, antigamente, chegaram até a abdicar de disputá-lo, como por exemplo nas edições de  1971, 1973, 1974, 1977 e 1979, onde os vice-campeões europeus foram quem disputaram o Mundial contra o campeão da Libertadores (em 1975 e 1978, nem os vice campeões europeus quiseram disputar o mundial, ocasiões em que não houve a disputa).

Enfim, o Corinthians representará o Brasil e a América, e tem boas chances de vencer a disputa pela primeira vez em solo japonês.

Um comentário:

  1. Também acho a liberta mais importante, mas o Brasileiro não apesar de mais difícil, a projeção do Mundial gera muito mais $$$$$ com patrocínio e venda de jogadores, é melhor para o clube ganhar o mundial......sobre o Torneio em si, as recusas eram da época que tinha jogos de ida e volta e a viagem atrapalhava (o Milan jogou o terceiro jogo de desempate contra o Santos no Maraca, não quiseram voltar para a Italia e depois marcar outro jogo), mas veio a Toyota e acertou os ponteiros, diminuiu as datas e injetou $$$$...há quem defenda tal formato até hoje, os demais jogos ficam esvaziados e precisam chamar o anfitrião para encher estádio (anfitrião de país neutro, claro, como Marrocos, Abu Dhabi, Japão, países que precisam de uma "forcinha" no futebol, JAMAIS América do Sul ou Europa), ainda que a Fifa tenha chamado o corinthans de time "modesto", eu discordo, não referendo tudo que ela faz e é claro que no Brasil, com campeão sulamericano brasileiro (parmera) o corinthans não se enquadrava no perfil de time anfitrião, provou isso em 2012 e vai jogar o mundial de verdade sem convites....o de 2000 foi organizado pela ISL, falida, deu $$$$ à Fifa que só por isso o reconheceu após alguns lapsos de memória (esqueceu deles em algumas publicações) e jogado em plenas férias européias, janeiro (o atual se parece muito mais com o toyota, com chave de carro ao melhor jogador inclusive).....nem o Marcelinho e Roberto Carlos reconhecem a Copa Verão vivo. Ass. Luciado do Valle (que inventou o carembô)

    ResponderExcluir