segunda-feira, 13 de abril de 2015

Grandes são semifinalistas no Paulistão/2015

Após 3 anos, os quatro grandes do Estado de São Paulo farão as semifinais do Paulistão, o que, frise-se, é muito bom, pois a primeira fase do certame foi fraca e desinteressante, com jogos modorrentos em campos varzeanos, com exceção justamente dos clássicos.

Agora, Corinthians x Palmeiras e Santos x São Paulo decidirão quem serão os finalistas, com muito equilíbrio na minha opinião, pelo que aponto parco favoritismo dos mandantes (55% x 45%), quase que exclusivamente pelo fato de atuarem em seus domínios.

Não se nega que o Corinthians é o melhor dos grandes atualmente, porém, não contará com sua dupla de ataque titular, Guerrero e Sheik, respectivamente por doença e suspensão. O jeito será confiar em Vagner Love, bom jogador (e reforço que se mostra imprescindível, como vemos agora), porém sem a mesma representatividade de Paolo, ídolo da torcida e melhor atacante em atividade no Brasil. Danilo é outro que pode entrar e, como de hábito, ser decisivo num clássico. Portanto, se eu fosse Tite, escalaria Danilo e Love no posto dos ausentes.

Apesar de se o melhor time do campeonato (e do Brasil, atualmente), o Corinthians foi beneficiado contra a Ponte Preta, pois os campineiros tiveram gol legítimo mal anulado pelo árbitro, quando a disputa ainda marcava 0x0. A Macaca sem dúvida foi o rival mais duro dos semifinalistas e, como bem disse Renato Cajá no final do jogo (aliás, bom jogador o Cajá), tem tudo para fazer um bom Brasileirão, caso mantenha a mesma equipe (e traga também uns 2 ou 3 reforços).

O Palmeiras, rival do Corinthians no próximo domingo, terá na minha opinião três fatores que poderão lhe beneficiar: i) menor pressão que o rival, pois atuará fora de casa; ii) forças voltadas única e exclusivamente para o Paulistão, haja vista não atuar na Libertadores; iii) maior integração de Valdivia e Cleiton Xavier ao elenco, atletas acima da média e com poder de decisão individual e coletivo. Quando o "Mago" entrou no segundo tempo ontem, foi nítida a melhora do Palmeiras, tendo o meia inclusive participado do lance do gol.

No outro clássico, o San-São, vejo o Peixe mais preparado taticamente, e muito equilíbrio técnico, principalmente na parte ofensiva de ambas as equipes. Dum lado teremos Ganso, Pato e Michel Bastos; do outro, Robinho, Ricardo Oliveira e Lucas Lima. A Vila representa forte trunfo da equipe litorânea, e o São Paulo, a exemplo do Corinthians, terá a Libertadores para se preocupar, ainda mais porque sua classificação neste torneio está ameaçada.

Abraços


Nenhum comentário:

Postar um comentário