sexta-feira, 23 de maio de 2014

Derby de Madrid - Final da Liga dos Campeões

Bom dia a todos, chegou a hora, amanhã teremos a super-final da Liga dos Campeões da Europa que colocará frente a frente os dois rivais da capital espanhola, fato inédito na história da competição. O Real Madrid tentará conquistar sua décima taça, enquanto o Atlético, mais modesto e sem a complacência do governo local, tentará levantar seu primeiro caneco, o que coroará a temporada já premiada pelo décimo título espanhol.

Confesso a vocês que fiquei impressionado com o trabalho de Diego Simeone, e me seduz torcer pelo time que, contrariando as expectativas, lutará por sua glória mais importante, contando com um time que privilegia o coletivo, rigoroso sistema de marcação (capitaneado pelo zagueiro brasileiro Miranda) e contra-ataques velozes e envolventes, e que na maioria das vezes culmina com gol do brasileiro-espanhol Diego Costa, que vive ótima fase. O avante, aliás, é a principal dúvida dos Colchoneros, pois, lesionado na perna direita, ganhou sobrevida ao se submeter a um inusitado tratamento a base de placenta de égua.

Pelo lado do Real, sabidamente com mais recursos técnicos que o rival, a esperança maior encontra-se depositada no melhor jogador do mundo na atualidade (com sobras), Cristiano Ronaldo, que ainda não sabe se contará com o auxílio do parceiro francês Benzema, mas tem como certa a companhia de Bale, jogador galês de grande talento, e que infelizmente não estará na Copa do Mundo.

O Real Madrid é comandado pelo excepcional italiano Carlo Ancelotti, atualmente com menos holofote que Mourinho e Guardiola, mas igualmente competente, e que espertamente utilizou os contra-ataques para bater o favorito Bayern alemão nas semifinais. Desta vez, pelas características dos rivais, creio que o Real terá de tomar a iniciativa do jogo, alterando a boa estratégia antes utilizada, circunstância que poderá favorecer o Atlético. Caso o Real aguarde o rival atacar, o jogo tenderá a ficar amarrado, o que inclusive não é difícil de ocorrer, haja vista que o título se decidirá numa única partida em campo neutro (Estádio da Luz - Lisboa).

O jogo, enfim, tem tudo pra ser excepcional, nervoso e emocionante, com torcida dividida (pelas dimensões do continente europeu, acho bacana a final ser decidida num único jogo, em campo pré-estabelecido com divisão de torcedores) e muito equilíbrio, sendo que não acredito em goleada.  Palpite percentual - quase que em cima do muro - Atlético Madrid 53% x 47% Real Madrid. Confesso que meu entusiasmo atual pelo Atlético influenciou neste palpite.

Abraços e bom jogo a todos!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário