segunda-feira, 19 de maio de 2014

Corinthians e Santos perdem, e S. Paulo e Palmeiras vencem!

Bom dia a todos, tópico em epígrafe, vamos aos comentários:

i) O Corinthians atuou muito mal na inauguração de sua Arena, belíssima por sinal (apesar da precariedade no entorno), sendo que os dois armadores colocados pelo Mano, Renato Augusto e Jadson, não se entenderam, e também não fizeram assistências agudas, pelo que os atacantes, desabastecidos, por si só não resolveram a partida. Na defesa, o Corinthians manteve o bom nível do miolo de zaga, auxiliado pelo lateral esquerdo Fábio Santos que, no entanto, capengou para atacar. Fagner e Luciano foram muito mal, e Romarinho, apesar de ter melhorado a movimentação ofensiva, persiste inócuo para fazer gols. Guilherme é outro jogador que, apesar de talentoso, se restringe a atuar burocraticamente, devendo certamente perder a posição pra Elias, após a Copa do Mundo. O Figueira, por sua vez, fez o jogo da vida, abusando das faltas (não foram violentos, apesar de faltosos) e esbanjando uma disposição que, se reiterada, poderá evitar o descenso. O Corinthians, se quiser o título, precisará urgentemente contratar um atacante de ofício, como por exemplo, Borges do Cruzeiro.

ii) O São Paulo confirmou sua ascensão ao bater o fraco Flamengo por 2x0 em pleno Maracanã, com boa atuação de PH Ganso, que ainda precisa provar que será mais constante e decisivo. Alan Kardec certamente contribuirá para aumentar o poder de fogo Tricolor, bem servido com Luis Fabiano (que é outro jogador em 2014), mas que não poderá depender sempre de Pato, que, a exemplo do que foi no Corinthians, segue inconstante. O São Paulo precisa dum volante com melhor saída de bola, pra formar um time efetivamente capaz de brigar pelo título até dezembro. Já o Flamengo apresenta vários problemas, que não sei se serão contornados pelo instável Ney Franco, cujo ponto forte é lidar com a base, onde, quiçá, o Flamengo consiga peças para suprir suas posições mais carentes.

iii) O Palmeiras mais uma vez jogou mal, porém, obteve ótima vitória contra o Vitória em Salvador, local onde poucas equipes conseguirão pontuar. Diogo jogou muito bem, evidenciando que, com ele, o time é outro, com mais movimentação ofensiva e variações de jogadas. Valdívia poderá sair após a Copa, e o Palestra contará apenas com Mendieta e Bruno César para o setor. Ontem, com liberdade para atuar como gosta, o paraguaio não foi bem, demonstrando que é meramente razoável, e sem condições de tomar conta das assistências pra gol que o time necessita.

iv) O Santos, que parece ter mudado do vinho pra água neste Brasileirão (tendo em vista as boas atuações no Paulistão), perdeu de virara para o Atlético Mineiro, evidenciando que a jovem zaga ainda não está pronta pra ser titular (principalmente o miolo com David Braz e Neto). O cuidado deverá ser redobrado, pois os meninos são promissores, não sendo justo serem queimados precocemente, como está ocorrendo atualmente. Na frente, apesar de contar com bons valores, o Santos sente a falta dum atacante agudo e em boa fase, pois o caríssimo Leandro Damião, bom atleta, vive fase terrível na carreira. O Peixe deveria ir atrás de Manoel, do Furacão, zagueiro experiente e valente que poderá melhorar o sistema defensivo, além de transmitir experiência aos mais novos.

Por fim, não posso deixar de parabenizar o Corinthians pela bela Arena construída em Itaquera, região pobre de tudo, e que precisa ser fomentada. Creio que isso ocorrerá com a edificação da Arena, porém, paulatinamente. O clube terá de arcar com cerca de 750 milhões nos próximos anos, o que é possível, pois ninguém no país gera tanto dinheiro quanto o Corinthians. Já os certificados disponibilizados pelo poder público somente se justificarão com o crescimento da região, o que, repito, creio que ocorrerá, mas não da noite pro dia.

Abraços a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário