quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Galo é eliminado do Mundial com 3x1 na cuca!

Bom dia a todos, como previ em minha página pessoal no Facebook ontem pela manhã, o Galo enfrentou a partida mais difícil de semifinal de Mundial, neste atual formato, pois duelou contra o anfitrião Raja Casablanca, time com torcida fanática e jogadores com bom toque de bola. Vamos aos meus tópicos:

i) O jogo foi duríssimo, e o Galo não jogou bem, principalmente defensivamente, o ponto fraco da equipe. Engraçado como os dois zagueiros do Galo são bons individualmente, mas não conseguiram compor um sistema defensivo seguro, tanto na Libertadores, quanto no Brasileirão e Mundial. Os laterais do Galo também são muito ofensivos, o que ontem ficou evidenciado, pois era nítido os espaços aproveitados pelos marroquinos, principalmente pelas diagonais do campo;

ii) O sistema ofensivo do Galo, ponto forte da equipe, não funcionou ontem, sendo que apenas Fernandinho se destacou, e ainda assim sem muito brilho. As maiores decepções foram Diego Tardelli e Jô, esse último um dos homens de confiança de Felipão, o que muito me preocupa, pois o Brasil jamais poderá depender do Jô na Copa do Mundo ano que vem. Eu gosto do Tardelli, apesar de achá-lo jogador meramente de clube. Já o Jô, acho limitado demais, e ontem, contra a defesa marroquina, isso ficou comprovado;

iii) O Galo jogou abaixo do que pode render, sendo evidente a ansiedade dos atletas na partida inaugural do time no mundial. Poucas foram as jogadas criativas no primeiro tempo, onde o jogo foi equilibrado. Na segunda etapa o Raja começou melhor, abrindo o placar. O Galo foi pra frente sem organização, conseguindo achar o empate num gol de falta de Ronaldinho (cobrança espetacular), porém, os brasileiros persistiram sem organização, com atacante improvisado na zaga (Luan atuando atrás???), e com pouco ímpeto ofensivo. No final, em mais um contra-ataque, o Raja sofreu penalti bem marcado pelo juiz em minha opinião, culminando com o 2x1, sendo que daí pra frente, o que se viu foi desespero mineiro, sem sucesso, ensejando mais um contra-ataque mortal do Raja que fechou o jogo em 3x1.

iv) O placar foi justíssimo, e a arbitragem não influiu no resultado. Cuca, que sairá do Galo para treinar um time chinês, ontem, foi muito mal, principalmente na segunda etapa, onde trocou o lateral de ofício Marcos Rocha (eleito pra seleção do Brasileirão) pelo atacante Luan, que não atacou, e apenas ficou atrás dando chutão pra frente. O ímpeto ofensivo do Galo também me pareceu equivocado, principalmente após o gol de empate, onde, na minha opinião, o Atlético deveria amarrar um pouco mais o jogo, colocar a bola no chão, e esperar o Raja atacar para procurar o contra-ataque. Ao expor o time aos contra-ataques marroquinos, os lentos zagueiros mineiros ficaram a mercê da velocidade dos atacantes rivais, pouco habilidosos, mas agudos ofensivamente.

v) O resultado foi desastroso, mas não tanto quanto o do Inter em 2010 contra o Mazembe. Além do Raja ser mais tradicional na África, o time jogou em casa, com maciço apoio de sua torcida, circunstâncias que dificultaram a vida do time brasileiro. Repito, foi a pior semifinal de mundial prum time brasileiro.

vi) O frenesi em torno do time marroquinho, creio, acabará na final de sábado, onde o Bayern é extremamente favorito, com no mínimo 75% de chances de ser campeão. Este, aliás, é o meu palpite percentual pra finalíssima, pois os alemães são infinitamente superiores tecnicamente do que os rivais. A única chance do Raja é o time fazer o jogo da vida, melhor inclusive do que jogou contra o Galo, e o Bayern fazer o seu pior jogo nos últimos tempos, circunstâncias que eu não acredito que ocorrerão.

Abraços a todos.

2 comentários:

  1. Ai Elias, bacana seu blog.

    Aqui é a Sociedade Esportiva Palmeiras.

    Decampeão Nacional;

    Campeão do Século;

    Primeiro Campeão Mundial da História em 1951.

    Abraço Verde!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Salve meu chapa, obrigado pelo prestígio...como voce bem sabe, discordo do seu título mundial de 51, mas vale a discussão mesmo assim....abraço meu chapa!

    ResponderExcluir