quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

INÍCIO DO ANO NO MUNDO DA BOLA

Boa tarde amigos, escrevo agora meu primeiro post no ano de 2013, o qual desejo seja ótimo a todos os amigos leitores. Como de costume, seguem meus tópicos acerca dos assuntos inaugurais do mundo da bola neste início de ano:

i) COPA SÃO PAULO: Habitualmente, o ano se inicia com a disputa da Copa São Paulo Jrs, competição cansativa de acompanhar, haja vista a enormidade de clubes participantes, circunstância esta que deveria ser revista pelos organizadores. A Copinha fica interessante apenas a partir das semifinais, e olhe lá, sendo que  amanhã será disputada a final entre Santos e Goiás. Pelo pouco que vi até agora, creio em vitória do time goiano, valente e determinado, que inclusive eliminou São Paulo e Bahia, este último a equipe que melhor vi jogar na competição. As campanhas dos finalistas induzem um bom alento aos clubes, pois alguns talentos poderão ser aproveitados nos times principais, destacando-se o Goiás que, como vimos o ano passado, foi campeão nacional da série B, retornando à elite do futebol nacional profissional;

ii) BRASIL SUB 20: Não há o que se falar, sinceramente, pois a campanha foi pífia demais, haja vista que em cada grupo de 5 seleções, 3 se classificariam, contudo, nem isso o Brasil conseguiu. Esta campanha malograda, na minha opinião, evidencia 2 fatos: há pelo menos 10 anos o Brasil não revela uma geração dourada, apenas bons jogadores que, deslumbrados com a fama e dinheiro precoce, se acomodam e esquecem de aprimorar o próprio talento; o comportamento dos técnicos e dirigentes das equipes de base está completamente equivocado, pois privilegia-se obediência técnica e físicos avantajados, ao invés de se dar liberdade aos jovens talentos de mostrar o que sabem (gingado, feeling, lampejos, etc...) nos campeonatos de base. As tradicionais peneiras do futebol também estão ultrapassadas, sendo quase impossível prum menino demonstrar seu talento num treino de 5 minutos, no meio de 300 outros pretendentes;

iii) PRÉ LIBERTADORES: O São Paulo venceu o Bolivar por 5x0 ontem no Morumbi, e garantiu presença na fase de grupos, pois é impossível a reversão desta goleada, mesmo na altitude boliviana. O São Paulo hoje, na minha opinião, é a terceira força do futebol brasileiro, atrás apenas de Corinthians e Fluminense, porém, a distância entre esses 3 clubes é pequena. Os destaques tricolores ontem foram Lúcio, Aloisio e Jadson, o que evidencia a dificuldade que PH Ganso terá para cavar uma vaga de titular neste time. Já o Grêmio jogou razoavelmente bem ontem no Equador, porém, perdeu por 1x0, sem anotar gols, o que pode prejudicar o time no jogo de volta em Porto Alegre. Aposto na classificação gremista, mas percentualmente coloco o Grêmio com 60% x 40% da LDU.

iv) PAULISTÃO: Neste início modorrento do Paulistão, o destaque fica por conta do Santos, que, sem disputar a Libertadores/2013, poderá restringir suas forças na competição regional, onde tentará o tetracampeonato seguido, circunstância inédita no futebol paulista. Neymar iniciou 2013 jogando muito, e os reforços santistas foram pontuais, a exemplo do Montillo e Marcos Assunção. Desde já, creio no tetra peixeiro.

Por hoje é só, e semana que vem tem mais. Abraços a todos e próspero 2013!

2 comentários:

  1. A Portela vem na mesma linha do ano passado, com um samba jongo, estilo samba de roda. O da Vila é belíssimo, do Martinho e do Arlindo. Beija Flor, como sempre um samba firme, estruturado, que não perde nota. A Mangueira há muito não vinha tão bem, ótimos refrões. A campeã Tijuca nunca é de se jogar fora e o Rock in Rio de Mocidade Independente vem alto astral. Mas o do Salgueiro é diferente, inigualável! "Vermelha paixão no peito, tem banca, moral, respeito!"

    Falta pouco pra começar tudo de novo...

    ResponderExcluir
  2. NO CARNAVAL CARIOCA SOU MANGUEIRA, MAS NÃO ENTENDO NADA DE SAMBA, APENAS CURTO DE LEVE!!!

    ResponderExcluir