sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Finais: Sulamericana e Mundial de Clubes

Bom dia a todos, seguem meus comentários sobre as finais dos torneios em epígrafe:

1) SULAMERICANA:
Terminou com nebuloso tumulto a final da Taça Sulamericana, conquistada pelo São Paulo após aplicar 2x0 no Tigre durante o primeiro tempo do último jogo no Morumbi. Alegando coações da polícia, torcedores e seguranças, o time argentino não retornou para o segundo tempo. Não sei ao certo o que realmente ocorreu durante o intervalo, mas me parece que o time argentino chora sem razão, fruto da sua péssima qualidade técnica e falta de esportividade, pois bateram flagrantemente no time são paulino que, ao contrário dos portenhos, tentaram meramente jogar futebol, evidenciando sua enorme superioridade técnica.
Historicamente,  nos torneios continentais, é muito comum o futebol brasileiro ser prejudicado pela arbitragem, que invariavelmente deixa de punir a violência dos estrangeiros, dentro e fora do Brasil, circunstância que se lamenta. Na minha opinião, o Tigre deveria sofrer forte sanção pela sua recusa ao retornar para a segunda etapa da partida, inclusive com sua exclusão em outros torneios. Vamos aguardar, sendo que o São Paulo foi campeão com total justiça, e ano que vem jogará importante "Majestoso" contra o Corinthians pela Recopa Sulamericana.

2) LIBERTADORES (CHELSEA 55% x CORINTHIANS 45%)
Não levarei em conta os duelos das semifinais para influenciar meus palpites, pois, como o futebol ensina, cada jogo é um jogo. O Chelsea foi melhor que o Corinthians em sua partida, entretanto, o Monterrey jogou menos que o Al Ahly na semifinal, evidenciando um deslumbre com o time inglês, igualmente como demonstrou o Santos contra o Barcelona ano passado. Acho o conjunto corintiano mais preparado e entrosado que o inglês que, por sua vez, possui individualidades mais decisivas que o Corinthians, com forte destaque pro trio de meias, Hazard, Matta e Oscar. Fernando Torres e Paolo Guerrero se equivalem, enquanto na zaga (laterais e miolo), na minha opinião, o Chelsea é ligeiramente mais forte. O goleiro do Chelsea, Cech, é indiscutivelmente melhor que Cássio. Paulinho e Ramirez se equivalem.
O Corinthians terá de marcar ferozmente a saída de bola do time inglês, e não dar brecha pro trio de meias do Chelsea, sendo que se jogar o mesmo futebol das últimas partidas da Libertadores, terá boas chances de trazer seu segundo título mundial. É esperar para ver.

OBS: O Goleiro Marcos encerrou sua carreira em amistoso semana passada. Parabéns ao Marcão, na minha opinião, o maior goleiro do futebol brasileiro em todos os tempos. Deixará saudades, principalmente pros palestrinos.

Abraços e bom final de semana a todos.

2 comentários:

  1. Qual a SURRAmericana sem palavras, ficou feio demais para o Tigre.

    Acho que o Chelsea tem um pouco mais de vantagem sobre o Timon, a versatilidade dos jogadores do meio para frente é grande, todavia, vamos esperar e assistir o jogo, boa sorte aos irmãos alvinegros.

    Qto ao Marcão, vai ficar a saudade, foi um puta goleiro, tipo uns 0,17% do Fabio Costa, hahahhaah.

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que conseguimos esse título! Foi importante para a torcida e para Lucas e o M1TO!

    Não consigo ver o Chelsea com 55% a mais. Acho que até inverteria a porcentagem para mais ao curinthia. Talvez me engane, em razão dos diversos brasileiros que estão nos blues, mas eles nitidamente estão aproveitando essa copa para dar uma baixada na poeira da crise que estão passando. Pode ser que por isso jogue querendo ganhar, mas como o resultado é que menos importa para eles em razão da crise, o timão não vai dar a menor chance para eles. se fosse para avaliar os times jogador or jogador, aí concordo com o mestre elias na porcentagem. A garra curinthiana é que vai fazer a diferença.

    ResponderExcluir