segunda-feira, 1 de junho de 2015

Palmeiras vence Corinthians e joga a crise pro rival

O que ocorreu com o Corinthians que, há 2 meses, praticava o melhor futebol do país (não que isso fosse muita coisa), com boa trama de passes e conclusões, perfeita harmonia entre o meio-campo e o ataque, e contando com defesa sólida e segura? Hoje, um dia após a derrota no derby pelo certame Nacional, o que se constata é um alvinegro combalido e inativo, sem alma, sem alternativa e sem força.

Nem há que se colocar a culpa exclusivamente na saída de Guerrero, pois, na efêmera fase áureas de 2015, o time fez boa partidas sem o peruano, como por exemplo, contra o Once Caldas (ida e volta) e São Paulo na estreia da fase de grupos da Libertadores. Por falar em Libertadores, o Corinthians ainda não se recuperou da vexatória eliminação nas oitavas de final, ao contrário, tem arrefecido cada vez mais desde aquela fatídica quarta-feira.

O Palmeiras, ainda inconstante e longe do ideal, atuou bem melhor que o rival, não se intimando com o palco alheio, aproveitando-se da fragilidade alvinegra em sair jogando, e anulando os laterais corintianos que, além de não marcarem bem, apoiaram quase nada. Rafael Marques teve mais uma grande atuação no derby (a exemplo da semifinal do Paulistão), e a dupla criativa palestrina, Valdivia e Zé Roberto, foram muito mais decisivos do que Jadson e Renato Augusto. Caso o Palmeiras forçasse o jogo na segunda etapa, fatalmente ampliaria o placar.

O Corinthians estranhamente viveu de chutões pra frente na tentativa de abastecer o baixo e fraco Romero que, dividindo de costas com a zaga rival, não ganhou praticamente um lance sequer. Sem criatividade pelo meio, e inoperante pelas laterais, o ataque foi presa fácil, mesmo abastecido pelo rápido colombiano Mendoza na segunda etapa (rápido, porém sem objetividade alguma e sem representar referência ofensiva).

O Palmeiras, ao que parece, melhorará no campeonato, mas sem ainda empolgar seu torcedor a ponto de acreditar na busca pela taça. Ainda há muito o que fazer. Por outro lado, o Corinthians, se não reforçar seu ataque e contar com melhora de produção de Vagner Love, do jeito que está (ainda vivendo a iminência de perder mais atletas), brigará para evitar o descenso. Quem diria...

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário