segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Florida Cup evidencia importância de Guerrero

Após iniciar com derrota sua participação no torneio Florida Cup nos EUA, o Corinthians venceu o Bayer Leverkusen, terceiro colocado no Alemão, por 2x1 de virada com dois gols de Paolo Guerrero.

O resultado foi bom e animador, pois os brasileiros, ao contrário dos alemães, voltaram de férias há pouco tempo e estão iniciando a preparação para o ano boleiro de 2015, principalmente pros 2 confrontos da pré Libertadores contra o perigoso Once Caldas, marcados para os dias 04 e 11 de fevereiro. No meio destes confrontos, haverá o derby paulista na Arena Palestra, outro jogo que, pela rivalidade, promete bastante.

Eleito o craque do torneio norte-americano, Paolo Guerrero mais uma vez comprovou ser o principal atleta corintiano, dentro e fora de campo, sendo imprescindível a renovação de seu contrato para que o Corinthians persista competitivo neste ano. O peruano, elogiado inclusive pelos jogadores rivais após o jogo de sábado, é o melhor centroavante do país (quiçá da América do Sul - atuando no continente) e, pelo visto, não esmorecerá em 2015, razão pela qual vale o alto investimento que sua renovação representará.

Sem Guerrero, o Corinthians perderá ao menos 50% de seu poderio ofensivo, pois Luciano e Romero, pelo que vimos ano passado, não reúnem condições de titularidade. Mendoza, apesar de hábil e serelepe, não me convenceu a ponto de comandar o ataque alvinegro (jogador que precisa deixar de lado as firulas, e atuar com mais seriedade do que demonstrou nos 2 últimos jogos). Sheik, que voltou com apetite, não é goleador e continua muito individualista, estragando as jogadas ofensivas com arremates sem direção. Tenho saudades do Sheik de 2011 e 2012, quando era decisivo e solidário, como por exemplo, quando deu passe para Adriano marcar contra o Galo na virada pelo segundo turno do Brasileirão vencido pelo alvinegro paulistano.

Em suma, Guerrero é o único goleador do Corinthians e nenhum reforço contratado até agora servirá para dividir essa responsabilidade com ele. Desde o ano passado, insisto que o clube deveria contratar outro atacante de peso (renome), inclusive como prioridade, ao invés de atletas de meio-campo, setor onde sobram jogadores. Não houve esta contratação que, na minha opinião, fará falta ao longo do ano, deixando o elenco muito  dependente de seu ídolo, frequentemente chamado para defender a seleção de seu país.

Poucos detalhes faltam pro Corinthians acertar seu time titular que iniciará a temporada, sendo este provavelmente os onze titulares: Cássio, Fagner, Gil, Felipe (ou Dracena, se for confirmado) e Fábio Santos; Ralf, Elias, Lodero e Renato Augusto (em ótima fase); Sheik e Guerrero. Eu ainda desconfio da capacidade de Lodero em ser titular, pelo que pensaria em armar o meio campo com Ralf, Cristian, Elias e Renato. O poder de marcação ficaria mais forte, sem prejudicar a armação das jogadas, pois Elias e Cristian têm talento para dar assistências.

Abraços.    

Um comentário:

  1. muito bom seu blog, não sou muito bom com esportes , mas vou indicar seu blog para todos os meus amigos viciados kkk abraço linuxbugone.blogspot.com.br

    ResponderExcluir