segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Contratações 2015 dos clubes brasileiros

Bom dia e feliz 2015 a todos. Contando os dias para o final do recesso boleiro (muito chato as quartas e finais de semana sem futebol brasileiro), miro minhas forças para o mercado de contratações, pelo que passo a expor:

i) Grande atitude da diretoria palestrina ao contratar o atacante Dudu para o clube, surpreendendo os arquirrivais paulistanos que, conforme veiculado pela mídia especializada, há dias negociavam a contratação do jovem atleta, nota 6,0 até agora, mas com potencial para crescer. O Palmeiras, que demonstra força e grandeza com esta aquisição (qualidades estranhamente olvidadas no ano do centenário), agora reúne Zé Roberto e Valdívia no meio campo, e Dudu e Leandro Banana no ataque, o que melhora consideravelmente o poder de fogo palestrino em relação ao ano passado. Arouca e Aranha ainda podem chegar, pois, insatisfeitos com salários atrasados, estão se desligando do Santos. Se Arouca confirmar a troca de clube, o Palmeiras formará um ótimo meio-campo.

ii) No Corinthians, que tenta o milagre de contratar sem dinheiro (???), a principal atração foi o retorno do técnico-ídolo Tite, além do volante Christian, de quem eu gosto muito. O problema maior continua sendo a renovação do contrato de Guerrero, além da contratação de um atacante de renome para compor a dupla de ataque, valendo frisar que o ano corintiano começa forte no dia 04/02/2014, quando se inicia a difícil pré Libertadores contra o Once Caldas da Colômbia, campeão da competição em 2004, igualmente ao Timão em 2012. Nos treinos que estão ocorrendo na Flórida, Tite vem dando chance ao uruguaio Lodeiro, bom jogador que, no entanto, não despontou em 2014. Se eu fosse treinador corintiano, apostaria num meio de campo com Ralf, Cristian, Elias e Renato (onde o armador terá total liberdade para criar), além de um ataque com Guerrero e Sheik. O colombiano Steve Mendoza, ao que parece, está se destacando nos treinos, podendo ser opção para o lugar de Emerson.

iii) O São Paulo é outro que pouco se reforçou até agora (Carlinhos, lateral esquerdo, é a principal atração), tendo perdido Dudu para o Palmeiras e, ao que tudo indica, sem conseguir contratar o zagueiro Dória, sonho de Muricy Ramalho (o tal do zagueiro canhoto). É bem verdade que o Tricolor já possui um elenco qualificado (nota 6,0 a 6,5), capaz de lutar pelos títulos que disputará na temporada, porém, um zagueiro como Dória cairia como uma luva no time, assim como um atacante veloz para atuar no lugar de Oswaldo, pretendido por outros clubes e que não vingou no time do Morumbi. Diferentemente do Corinthians, o São Paulo já está na fase de grupos da Libertadores, onde estréia no dia 18 de fevereiro, provavelmente contra o próprio arquirrival em duelo que, se confirmado, ocorrerá na Arena Corinthians.

iv) Sem dinheiro e com salários atrasados (o que é raridade no time da baixada), o Santos encontra-se na iminência de perder jogadores importantes (Arouca e Aranha), e sem apresentar até agora contratação de impacto (mesmo que relativo). Achei ruim o negócio de Leandro Damião com o Cruzeiro, pois o Peixe deveria forçar a barra para que ao menos um atleta dos mineiros lhe fosse cedido, haja vista que a Raposa tem boas opções para permuta. As novidades no elenco poderão ser os veteranos Elano e Ricardo Oliveira, esse último um atacante interessante, de bom arremate, e que poderá ser artilheiro na atual conjuntura do futebol brasileiro.

v) Por fim, quanto aos demais clubes, destaque para as contratações de Marcelo pelo Flamengo, Pratto pelo Galo e o uruguaio De Arrascaeta que está chegando ao Inter. Vi este jogador atuar ano passado pelo Defensor na Libertadores, e ele foi muito bem na armação de jogadas.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário